Canguçu, sábado, 18 de novembro de 2017, 00h48
Compartilhe:
SAÚDE - 10/10/2017
Cuidados com os pets neste verão

Não são só as pessoas que sofrem com o calor do verão. Nesta estação de temperaturas elevadas, os donos dos pets precisam redobrar os cuidados com a hidratação dos bichinhos. 

O Canguçu On Line conversou com a veterinária Tainá Gonçalves, do Consultório Vital Pet   para pegar dicas saudáveis para aproveitar o verão sem prejudicar a saúde do bichinho.


Confira as principais dicas:

Passeios:

A dica mais importante para o verão é evitar passeios com os bichinhos no período das 10h às 17h e quando se fizer necessário fazer, sempre levar água junto.

É importante salientar que os cachorros transpiram pelas almofadinhas das patas, então no momento em que ele tocam o chão quando está muito quente, o corpo não consegue transpirar e ele vai ter um aumento de temperatura interna.

É comum as pessoas quererem correr no período da tarde, no asfalto e levar o pet junto. Não é recomendado. Podem ocasionar queimaduras feias que ficam susceptíveis a infecções.

Os cachorros andam com as quatro patas no chão, se queimar a pata ao pisar no chão quente, ele certamente não vai conseguir caminhar, por isso é necessário tamanho cuidado com os horários.

Os melhores horários para os passeios são na parte da manhã ou a tardinha, nunca esquecendo de levar água. Cachorros sentem muita sede e se desidratam rápido se não tomarem água.


Carro:

Não deixe o cachorro dentro do carro. Prefira deixá-lo em casa. Se não puder, deixe uma boa fresta dos vidros para arejar o carro.

Se for deixar o cão em casa, cuide a ventilação. Para os braquicefálicos, que são aqueles cachorros de focinho achatado (buldogue, pug) deixe um ventilador ligado ou ar condicionado para ajudá-lo a fazer a troca de calor.


Hidratação:

O gato é mais independente do que o cão, e gosta muito de água corrente. O indicado é água sempre fresca e a sombra, disponível a eles. Eles costumam tomar pouca quantidade mas várias vezes ao dia. Quem quiser colocar pedrinhas de gelo, também ajuda a refrescar.


Cuidados com a pele:

O cachorro gosta muito de se deitar ao sol. Se tiver um cachorro com pêlo branco, se deve evitar muita exposição solar e aplicar protetores próprios para cães ou manipular um protetor hipoalergênico, para evitar alguns tipos de câncer de pele, que eles ficam propícios.

Alimentos Proibidos:

A uva é uma fruta totalmente proibida por poder ocasionar em problemas renais. Cebolas e tomates também devem ser cortados da lista. Muitas pessoas costumam dividir sua comida com os pets sem ter uma orientação veterinária. Acontece que o sal e a pimenta na comida são perigosos para os bichinhos.

Digo sempre aos meus cliente que a alimentação pode ser feita caseira, desde que balanceada, não podemos é dar nosso alimento a eles.

Chocolate também é proibido, porque há um composto tóxico aos cães, além do cacau que é extremamente prejudicial. Para quem deseja dar chocolate ao pet, pode comprar um chocolate específico que não contém cacau.


Alimentação Indicada.

A alimentação adequada que sempre indico é a ração, de boa qualidade e com um nível de aproveitamento bom. É importante salientar a diferença entre as rações Standard, Premium e Super Premium.

A standard é feita com matéria prima ruim, desde as vitaminas, os minerais, as proteínas e os carboidratos não passam por diversos testes como as outras, levando a uma qualidade bem inferior. Isso se reflete na pele, no pelo e na saúde do pet, tanto cardíaca quanto renal.

O aproveitamento da ração também pode acabar não sendo suficiente. Normalmente a ração standard não apresenta um valor nutricional suficiente para sustentar o bicho.

A ração premium comumente não utiliza corantes naturais, bicos e penas, mas carnes de qualidade,  logo, as fezes serão menos volumosas e o aproveitamento da ração será bem maior. Na ração super premium a digestibilidade é excelente e o aproveitamento da ração é quase integral.

Por isso existem rações mais caras, não se trata de marca,  mas de qualidade da matéria prima dos componentes. Sempre indico ração. Se o cachorro não come ração, aí partimos para um outro alimento, mas precisamos controlá-lo de uma maneira que ele coma proteína, carboidrato, e tenha as vitaminas repostas de forma adequada.


Posso dar frutas ao pet no verão?

As frutas são uma boa pedida no verão para ajudar a refrescar. Fruta como maçã, mamão, melão e banana podem ser divididas com os bichinhos. Não devem ser oferecidas as cítricas, como laranja, bergamota e abacaxi.  

 

Mito ou verdade: Tosar o animal ajuda a vencer o calor

É verdade, apesar de ele não fazer a transpiração pela pele. Quando o pêlo está muito alto, comumente acontece um superaquecimento na temperatura corporal do animal.

O problema, na verdade, não é o pelo, mas os cuidados com ele. Um exemplo prático é os cães da raça Shih-tzu, que são muito peludos. Quem vê de fora, não percebe os nós abaixo dos pelos que impedem que aconteça a transpiração pela pele. 

Já peguei casos de atender um cachorro com hipotermia (aumento de temperatura) devido ao pêlo. A dica é: mantenha os cachorros tosados no verão e sempre cuide os nós dos pêlos.Dê uma olhada no pêlo do cachorro e veja se tem algum nó. Se tiver, tente desenredar com a mão ou com a escova. Se não conseguir, busque um petshop para fazer o serviço.


Banhos:

O gato é um animal que se estressa muito e comumente não gosta de ir ao petshop. Se ele não é acostumado ao banho em petshop, não o leve. Dê um banho em casa. Não é necessário banhos com frequência. É um animal muito higiênico. Eu aconselho, nesses casos, dar no máximo dois banhos no ano.

Para os bichinhos que já estão familiarizados com o banho no petshop, recomendo, no máximo, um banho a cada dois meses. Não é necessário mais que isso. Para os cães, o limite de uma vez por semana.

Existem shampoos próprios para os pets, mas muitas pessoas dão banho com o próprio shampoo. Em alguns casos, pode não ocasionar nenhuma reação, mas o que acontece é que o PH da pele do cachorro é diferente do PH da nossa pele e pode levar a desenvolver  alergias e vermelhidão da pele, além da pele ficar muito seca.


Ficar alerta ao focinho:

O focinho do animal deve estar sempre úmido. Se estiver seco, pode ser sinal de febre ou princípio de desidratação. Se o focinho secar muito, aconselho que o dono toque na barriguinha e nas orelhas  para ver se estão quentes, porque pode ser um sintoma de hipotermia.


Os parasitas:

As pulgas e os carrapatos se disseminam muito no verão. Recomendo que sempre se pergunte para o médico veterinário qual remédio para combater os parasitas é recomendável usar.

Por que existem produtos que são vendidos sem serem regularizados pelo Ministério da Agricultura e podem causar intoxicação e até óbito do animal. No gato, o risco é maior, porque é muito mais sensível para determinados produtos.

Quando um medicamento não tem regularização, como podemos proceder sem riscos? Quantas gotas usar? Qual dosagem limite? A escolha do barato pode sair caro. Um medicamente não regularizado pode causar uma resistência no parasita, fortalecendo-o ou ocasionar na intoxicação do bichinho.

Confira também:
Agenda de 6 à 11 de novembro da Clínica PróVida
Entenda o andamento da CPI do Hospital
Confira a agenda da semana da Clínica PróVida
PróVida alcança 1,7 mil credenciados em Canguçu
Dentes tortos podem causar dor de cabeça e problemas na articulação
VÍDEO: O depoimento de Beto Boemeke na CPI do Hospital
Ao vivo: Beto Boemeke será ouvido na CPI do Hospital nesta quarta
Prezado leitor:
- Para enviar um comentário, é preciso possuir uma conta no Facebook e fazer login nela.
- O comentário é de inteira responsabilidade do autor da mensagem e não representa a opinião do site Canguçu On Line.
 
ENQUETE
Sobre a exposição de veículos para venda em via pública:
Deve ser liberada.
Deve ser limitada a 2 veículos por estabelecimento.
Deve ser proibida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17.11.17
As principais mundanças da Reforma T...
17.11.17
Associação dos Contadores promove pa...
17.11.17
Conselho Administrativo da COOESC re...
17.11.17
5ª Semana da Consciência Negra de Ca...
17.11.17
Natal antecipado é na Estillosa...
17.11.17
Pensando em adquirir seu carro? Fina...
17.11.17
Senna Auto Center: cuidando do seu v...
17.11.17
LM Baterias com deslocamento grátis ...
17.11.17
Mega Feirão Lojas Frank: de 22 a 25 ...
17.11.17
Funerária Santo Antônio: 50 anos de ...
16.11.17
Confira as ofertas do Supermercado H...
16.11.17
Veja os seis casamentos anunciados p...
16.11.17
Horários de ônibus de Canguçu para o...
16.11.17
Divulgue no Canguçu On Line a sua b...
16.11.17
Município debate tratamento para cri...
16.11.17
Móveis projetados nas Lojas Estrela...
16.11.17
Já provou o pastel de camarão da Pas...
16.11.17
PASA Produtos Agrícolas traz à Cangu...
16.11.17
Entenda mais sobre a toxina botulíni...
15.11.17
Feriado para ver o Festival de Banda...
+
Lidas
1
Funerária Santo Antônio: 50 anos de experiên...
2
Horários de ônibus de Canguçu para outras ci...
3
Já provou o pastel de camarão da Pastelaria ...
4
Marmoraria Duarte: tudo em mármores, granito...
5
Confira os serviços da Clínica Brasil Canguç...
6
PASA Produtos Agrícolas traz à Canguçu: Ener...
7
Senna Auto Center: cuidando do seu veículo...
8
Conheça a linha de salas de jantar da Eletro...
9
Kids Mania com lindas novidades de verão...
10
Natal dos Sonhos é no Mundo Real ...
  • Canguçu On Line
Canguçu On Line - O Jornal diário de Canguçu © 2017 - Todos os direitos reservados