Canguçu, sexta-feira, 24 de novembro de 2017, 14h33
Compartilhe:
ESPORTE - 31/08/2017
FOTOS: Alunos da APAE viram superatletas em Olimpíadas
Foto: Felipe Madeira/Canguçu On Line
Evento sediado pela Escola Saber Viver - APAE de Canguçu recebeu 150 atletas de cidades da região
Evento sediado pela Escola Saber Viver - APAE de Canguçu recebeu 150 atletas de cidades da região
Evento sediado pela Escola Saber Viver - APAE de Canguçu recebeu 150 atletas de cidades da região

Canguçu On Line conversou com Valquíria Otto, professora de Educação Física há 12 anos na APAE de Canguçu

Canguçu sediou, na última quinta-feira (24), a Etapa Regional das Olimpíadas Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). O evento acontece anualmente e faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada que teve início no dia 21 deste mês e foi concluída na segunda-feira (28).

Pautada no lema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a edição faz uma referência ao espírito de luta e garra dos portadores de deficiência em busca de um lugar digno na sociedade, com oportunidades de inclusão educacional, social e no mercado de trabalho.


VEJA A GALERIA DE FOTOS NO FINAL DA PÁGINA.
 

Realizada na pista atlética do Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Canguçu e foi organizado pela Escola Saber Viver - APAE de Canguçu, em parceria com o Núcleo de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. Vagner Lopes, coordenador de Educação Física da região, foi um dos líderes do evento.

O Canguçu On Line esteve no local e acompanhou a proposta da competição de promover a inclusão social.

A edição deste ano recebeu cerca de 150 atletas das cidades de Canguçu, Capão do Leão, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul, competindo em sete modalidades esportivas: Atletismo, Futsal, Futebol de 7, Handebol, Tênis de Mesa, Capoeira e Bocha.

A APAE de Canguçu acolheu as APAEs visitantes de cidades vizinhas e seus respectivos atletas, professores, funcionários, alunos, pais e a comunidade local no intuito de promover um momento de valorização dos participantes, com um olhar humano sobre as pessoas ali presentes e a descoberta de novas potencialidades.

A Federação Nacional das APAEs promove, desde 1973, as Olimpíadas Especiais com o objetivo de estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais e familiares para inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas.

Segundo a comissão organizadora de Canguçu, as Olimpíadas vão além de proporcionar aos estudantes a participação em um evento de amplitude nacional, elas oportunizam momentos de interação, nos quais raramente têm acesso por causa das barreiras físicas e sociais. A comissão ressalta a importância da prática de esportes para o desenvolvimento dos alunos num todo, englobando esferas sociais e interpessoais, como a desinibição e a autoconfiança.
 

ENTREVISTA COM VALQUÍRIA OTTO
Valquíria Otto, professora de Educação Física há 12 anos
na APAE de Canguçu, é casada com Vagner Lopes e uma grande parceira no trabalho diário.

—  Dentro da nossa área de atuação, a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso, combinada com atividades de coordenação motora, equilíbrio e ritmo, resultaram em uma significativa evolução no desenvolvimento motor dos alunos e na interação com o meio social, aprendendo a ganhar e a perder — explica Valquíria.

Visando oferecer maior independência no meio social, os professores trabalham com os alunos cadeirantes em atividades como sentar e engatinhar.

—  Uma vez por semana, as aulas de hidroterapia na piscina ganham atenção especial, com mãe e criança realizando atividades para caminhar melhor. Além de melhorar a qualidade de vida, esta prática auxilia em problemas pulmonares e cardiovasculares, além de colaborar na construção da autoestima de ambos.

Além das APAEs participantes de outras cidades, algumas escolas municipais levaram os alunos para prestigiar o evento, entre elas, a Neusa Paes do Amaral e a Getúlio Vargas. Valquíria lembrou da presença de professores que vieram representar as escolas e reconheceu a dificuldade de descolamento que muitas instituições do interior enfrentam.

—  Além da função motora, há um lado social muito maior nesse evento. Hoje mesmo, se não fosse esse torneio de atletismo, os alunos das APAEs não teriam contato com essas crianças que vieram de outras escolas. A gente tem muita vontade de participar do torneio das escolas, fazer nossos alunos participarem juntos. Desde que existem as APAEs, a gente tem caminhado para esse processo de inclusão, mas, infelizmente, ainda há uma dificuldade com o processo de desmistificar o receio e o pré-conceito enraizado em nossa sociedade — desabafa a professora

Na APAE de Canguçu, o trabalho vai além das atividades de desenvolvimento. A disciplina de Educação Física é oferecida em turmas de até dez alunos e, em alguns casos, de forma individual. Ela explica que, assim que uma criança nasce e o médico diagnostica a presença de alguma deficiência, ela já pode ser encaminhada para a APAE. A instituição pode receber bebês com um ou dois dias de vida, para que o trabalho de auxílio, ainda que precoce, tenha um resultado ainda mais amplo no futuro.

—  Muitas mães entram na fase do luto por esperarem um filho que faça tudo e receberem um filho especial. Através de atendimento psicológico e com a assistente social, os pais vão aprendendo a lidar com a situação. Com o passar do tempo, a gente vê que as famílias acabam criando uma imensa força e a transmitem para os filhos. A gente não percebe, lá na APAE, que os alunos se sentem mal por serem diferentes. Quando alguém fala alguma coisa que possa ter este impacto, a gente interfere e conversa com a mãe e o aluno. A sociedade é que, em alguns casos, os enxerga diferentes. Lá dentro, eles não se sentem excluídos, pelo contrário, o processo de inclusão parece vir deles. A gente sempre busca realizar passeios e levá-los em parques aquáticos, na Fenadoce, para que melhorem a autoestima e se sintam incluídos no meio em que vivem — relata.


Informações: Canguçu On Line (www.cangucuonline.com.br)

Veja mais imagens:
Confira também:
Eduarda Kunde receberá o Prêmio Multiesporte
Classificação do Campeonato Municipal de Futebol após a 3ª rodada
Canguçuense, Remanso e Três de Outubro vencem na 3ª rodada
Os jogos da 3ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol
8º Taekwondo Open Cidade de Canguçu neste domingo
Resultados da 2ª rodada do Campeonato Municipal
Domingo de Campeonato Municipal de Futebol
Prezado leitor:
- Para enviar um comentário, é preciso possuir uma conta no Facebook e fazer login nela.
- O comentário é de inteira responsabilidade do autor da mensagem e não representa a opinião do site Canguçu On Line.
 
ENQUETE
Sobre a exposição de veículos para venda em via pública:
Deve ser liberada.
Deve ser limitada a 2 veículos por estabelecimento.
Deve ser proibida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:11:57
Brigada Militar realiza mais uma Ope...
09:06:53
Placa de PARE é invertida próximo à ...
08:50:06
Senna Auto Center: cuidando do seu v...
08:50:00
LM Baterias com deslocamento grátis ...
08:49:27
Funerária Santo Antônio: 50 anos de ...
08:40:45
Natal antecipado é na Estillosa...
08:25:22
Sicredi Seguro Residencial sorteia p...
23.11.17
Polícia Civil realiza busca e apreen...
23.11.17
Igreja Matriz divulga programação da...
23.11.17
Sicredi contrata Jovem Aprendiz...
23.11.17
O Black Friday está de volta no Baza...
23.11.17
Adquira captação de energia solar no...
23.11.17
Pastelaria Paz com cervejas artesana...
23.11.17
Confira as ofertas do Supermercado H...
23.11.17
Dra Stela Mota fala sobre ronco e ap...
22.11.17
Reforma Trabalhista permite demissão...
22.11.17
Veja os horários de ônibus para o in...
22.11.17
Últimos dias de inscrições para o Co...
22.11.17
Leitora faz campanha para pagar ciru...
22.11.17
Roteiros e horários da coleta seleti...
+
Lidas
1
Funerária Santo Antônio: 50 anos de experiên...
2
Conheça a Radiol Centro de Diagnóstico por I...
3
Saiba mais sobre o atendimento psicológico d...
4
Pastelaria Paz com cervejas artesanais...
5
Marmoraria Duarte: tudo em mármores, granito...
6
Confira os serviços da Clínica Brasil Canguç...
7
Conheça o Studio de Atividade Física Stael P...
8
Senna Auto Center: cuidando do seu veículo...
9
Mulher de 69 anos morre em grave acidente na...
10
Móveis Rústicos em madeira você encontra na...
  • Canguçu On Line
Canguçu On Line - O Jornal diário de Canguçu © 2017 - Todos os direitos reservados