Canguçu, domingo, 21 de janeiro de 2018, 20h28
Compartilhe:
EDUCAÇÃO - 30/11/2017
João de Deus Nunes pode ter aulas até 28 de janeiro
Foto: Felipe Madeira/Canguçu On Line
Das 31 turmas do João de Deus Nunes, 29 não conseguirão encerrar o ano letivo. A greve completou 86 dias nesta quinta-feira (30)
Das 31 turmas do João de Deus Nunes, 29 não conseguirão encerrar o ano letivo. A greve completou 86 dias nesta quinta-feira (30)
Das 31 turmas do João de Deus Nunes, 29 não conseguirão encerrar o ano letivo. A greve completou 86 dias nesta quinta-feira (30)

A greve dos professores e profissionais da Educação completou 86 dias nesta quinta-feira (30). Com a proximidade do fim do ano, as dúvidas com relação as férias escolares ganham as conversas entre os estudantes.

Haverá férias? Qual o período? Como serão recuperadas as aulas não dadas durante o período de greve? O Canguçu On Line esteve na Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes (JDN) e conversou com a direção sobre as medidas que a escola adotará em meio a greve.


A CONTINUIDADE DA GREVE E O RETORNO DE ALGUNS PROFESSORES
Segundo a direção, 26 membros do quadro de profissionais da escola já retornaram da greve enquanto 13 ainda continuam paralisados. Desses 13, estão 2 funcionários, 2 professores de setor e 9 professores de sala de aula.

Das 31 turmas que a escola atende, 29 estão com defasagem de algum professor e não conseguirão encerrar o ano dentro do período esperado, sendo que apenas duas turmas encerrarão normalmente.

Dos 26 membros que retornaram da greve, todos já estão recuperando as aulas. A escola está sendo aberta aos sábados para as aulas e os alunos que não necessitam de transporte escolar (que moram na cidade), estão sendo trabalhados em turnos inversos e contra turnos (à tardinha, a partir das 17h30). Aos alunos que residem no interior, acontece outro tipo de negociação.

Os professores que estão dando aula e não aderiram à greve, encerrarão o calendário no dia 21 de dezembro; os que retornaram da greve há pouco tempo, vão continuar recuperando as aulas e, os que continuam em greve, recuperarão quando retornarem, para encerrar o ano.

 

A RECUPERAÇÃO DAS AULAS
A direção da escola enfatizou que, quando se dá o encerramento de uma greve, o CPERS/Sindicato e o Governo do Estado decidem a forma de recuperação das aulas. Essa negociação faria parte da pauta de fim de greve e direcionaria as escolas para a maneira como deverá ser executada a recuperação.

Como há uma disparidade entre o número de professores que cada turma está em falta, os calendários encerrarão em datas diferentes, porque cada turma possui aulas específicas a recuperar.

—  A escola tem que garantir os direitos do professor que está em greve. A turma dele é somente dele, eu não posso colocar outra pessoa em seu lugar. A gente precisa respeitar aquele profissional que entende que precisa lutar pelos seus direitos, e também aquele que não quer lutar e acredita que é melhor não entrar em greve. São posições diferentes que merecem igualmente respeito — explica Fabiane Timm, diretora da escola.

 

TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA E EVASÃO DAS TURMAS DO EJA
Com a aproximação do período de inscrições em instituições de cursos técnicos e universidades, as transferências para as escolas que não estão em greve tem se tornado comuns.  Mas, além das transferências, a escola enfrenta um desafio maior: lidar com o crescente índice de evasão dos alunos do curso de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

— As aulas encerrariam em dezembro, então, os alunos tinham um planejamento de encerrar o período escolar e, após, se inscreverem para trabalhar nas fábricas. Mas, como não há prazo para encerramento da greve, optaram por trabalhar e perderam o semestre. Quando essa situação acontece, a gente busca resgatar o aluno ao meio escolar. Esse ano tivemos uma evasão bem maior que nos outros anos — salientou Fabiane.

A direção enfatizou também a postura positiva dos pais com relação à greve e salientou a importância de contar com ter sua compreensão, na luta pelos direitos.

— Nós conseguimos construir junto aos pais a consciência da importância da greve. Hoje, eles entendem que a busca pelos direitos dos professores é válida e isso já é um grande passo —  acrescenta a diretora.

 

PROJEÇÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
No dia 21 de dezembro, a escola encerra o calendário normal para as turmas do 8º e 9º ano do turno da manhã. No dia 21 de janeiro, um mês depois, outras 7 turmas encerram o calendário: 1º ao 5º ano dos anos iniciais, 8º e 9º ano da manhã (turmas 81 e 91). Todas as demais turmas, dependerão do final da greve.

— Os professores têm o direito legal de 45 dias de férias. O Governo do Estado pode usar 7 dias destes 45 e oferecê-los no mês de julho de 2018. Assim, concederia 38 dias de férias neste momento. Pelas minhas contas, esse prazo encerraria em 28 de janeiro. Até lá, se conseguirmos dar todas as aulas, retornarmos as atividades no dia 1º de março, senão, acabaremos empurrando o ano letivo para mais adiante  — explicou a diretora, em entrevista ao Canguçu On Line.
 

RELEMBRE A GREVE
No dia 1º de setembro, professores e funcionários das Escolas Neusa Paes do AmaralIrmãos Andradas e Alberto Pasqualini foram à Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência, segundo orientação do CPERS, após o pagamento em conta de apenas  R$ 350 por parte do Estado, referentes à primeira parcela dos salários de agosto, realizado no dia 31 de agosto.

No dia 5 de setembro, milhares de educadores decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, com suspensão somente a partir do fim do parcelamento dos salários e do 13º e o pagamento dos juros que os educadores tiveram que pagar ao Banrisul devido aos 21 meses de salários parcelados pelo governo. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral do CPERS/Sindicato, realizada no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

No dia 11 de setembro, o Comando de Greve Estadual reuniu-se na sede do Sindicato para avaliação e organização dos atos e mobilizações da Greve dos Educadores. Até a reunião, a estimativa de greve pelo Estado era: Santa Maria 70%,  Osório 70% São Leopoldo 50%Alegrete 100% (parcial)Taquara 60%São Luiz Gonzaga 50%Bege 80%Pelotas 80%Canoas 70%, além de outros municípios ainda não contabilizados.
 

Leia Mais:

> Professores registram ocorrência após receberem apenas R$ 350 

Cpers aprova greve do magistério por tempo indeterminado 

Passeata do CPERS é cancelada por mau tempo


Informações: Canguçu On Line (www.cangucuonline.com.br)

Confira também:
Matrículas e transferências na rede estadual até domingo
ETEC divulga horários das aulas em janeiro
Matrículas e transferências na rede estadual até o dia 14
VÍDEO: ETEC e JDN opinam sobre reformas na Educação
Luto por Nete: Creches municipais suspendem aulas
Bandas marciais promovem união e educação entre estudantes
Projeto da Escola Gonçalves Dias vence prêmio Professores do Brasil
Prezado leitor:
- Para enviar um comentário, é preciso possuir uma conta no Facebook e fazer login nela.
- O comentário é de inteira responsabilidade do autor da mensagem e não representa a opinião do site Canguçu On Line.
 
  • Canguçu On Line
ENQUETE
Sobre a instalação de 3 semáforos entre a Av. Exército Nacional e a R. Júlio de Castilhos?
Sou a favor
Sou contra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19.01.18
As principais notícias da semana em ...
19.01.18
Veja onde comprar o Jornal Tradição ...
19.01.18
3 ônibus sairão de Canguçu para acom...
19.01.18
Torneio Municipal de Vôlei de Duplas...
19.01.18
Precisa de crédito? Faça uma simulaç...
19.01.18
Funerária Santo Antônio: 50 anos de ...
19.01.18
Verão na Estillosa com descontos de ...
19.01.18
LM Baterias com deslocamento grátis ...
18.01.18
Revestimentos e pisos modernos você ...
18.01.18
Aposentada pede ajuda para realizar ...
18.01.18
Leitora reclama da qualidade da água...
18.01.18
Shanadu terá nova loja em Canguçu...
18.01.18
Igreja Matriz tem parede lateral pic...
18.01.18
Horários e roteiros do transporte co...
18.01.18
Promoção bombástica das Lojas Estrel...
18.01.18
E os pastéis doces da Pastelaria Paz...
18.01.18
Você sabe o que é Bitcoin?...
18.01.18
Supermercados Heling com novas ofert...
18.01.18
Dra Stela Mota fala sobre ronco e ap...
17.01.18
O futuro da ONG Morena Flor em novo ...
+
Lidas
1
Funerária Santo Antônio: 50 anos de experiên...
2
Faça sua mamografia na Radiol Centro de Diag...
3
E os pastéis doces da Pastelaria Paz, já pro...
4
Marmoraria Duarte: tudo em mármores, granito...
5
Saiba mais sobre o atendimento psicológico d...
6
Studio Stael Palivorda com ambiente climatiz...
7
Kids Mania com lindas novidades de verão...
8
Móveis Rústicos em madeira você encontra na...
9
Médica veterinária Tainá Gonçalves fala de F...
10
LM Baterias com deslocamento grátis até 30 q...
  • Canguçu On Line
Canguçu On Line - O Jornal diário de Canguçu © 2018 - Todos os direitos reservados