Canguçu, domingo, 21 de janeiro de 2018, 20h29
Compartilhe:
EDUCAÇÃO - 13/12/2017
Professora leva 1º lugar do RS no Prêmio Agrinho
Foto: Reprodução/Facebook
Projeto da professora Tatiane Furtado da Fontoura foi aplicado com as crianças de 4 anos da Escola Municipal Guido Timm Venzke
Projeto da professora Tatiane Furtado da Fontoura foi aplicado com as crianças de 4 anos da Escola Municipal Guido Timm Venzke
Projeto da professora Tatiane Furtado da Fontoura foi aplicado com as crianças de 4 anos da Escola Municipal Guido Timm Venzke

No dia 29 de Novembro, o Serviço Nacional De Aprendizagem Rural Administração Regional Do Rio Grande Do Sul (SENAR-RS) divulgou a lista de trabalhos vencedores do Programa Agrinho 2017, nas 11 categorias das etapas regional e estadual.

O Agrinho é um programa voltado para crianças e professores de escolas públicas, municipais e estaduais. Os alunos são convidados a desenvolver desenhos e textos com uma temática específica, ligada ao desenvolvimento. Canguçu teve 11 ganhadores no Programa.

Na principal categoria do concurso, Experiência Pedagógica em nível estadual, a professora Tatiane Furtado da Fontoura, conquistou o 1º lugar. Seu projeto, intitulado “Guardiões da SAÚDE + DESCOBERTAS = Mãozinhas em MOVIMENTO!” ganhou o carisma das crianças de apenas 4 anos da turma de Educação Infantil A, da Escola Municipal Guido Timm Venzke. 

O Canguçu On Line conversou com a professora sobre a conquista, confira os principais pontos da conversa:      

 


O PRINCÍPIO: UM CONVITE ÀS FAMÍLIAS

O Primeiro Encontro com o Programa e o Menino Agrinho 2017 ocorreu através do contanto com o cartaz de divulgação, depois, com as histórias do próprio livro (momento rodinha) e de auxílio, uma Oficina Pedagógica, ocorrida na sala de aula, em que retratava, em seu desenrolar, grande parte das ideias vividas pelo menino Agrinho, sua família e sua turma.

Após, enviamos perguntas às famílias, solicitando ideias e sugestões sobre o que poderíamos trabalhar enquanto turma e escola, com o tema Saúde. Perante os pontos norteados e problemáticas diárias, entrelaçamos parcerias e traçamos o início de nossa saudável caminhada.

 

A RECEPÇÃO: PAIS PRESTATIVOS E ALUNOS EMPOLGADOS           

Os alunos ficaram muito empolgados, participativos e curiosos. A cada descoberta, mais perguntas surgiam e, assim, as linhas de pesquisa, com o tema SAÚDE, multiplicavam-se, ampliando conhecimentos, fortalecendo hábitos saudáveis e traçando atitudes ambientalmente corretas, no cotidiano escolar e familiar.

Os pais ajudavam em tudo. Desde o envio de materiais, a participação nas propostas e nas realização de ações. Positivamente, caminhávamos juntos, uns aos outros, avaliando, refletindo, construindo e reavaliando a caminhada saudável desta turminha.

 

DESENVOLVIMENTO: BASE DE APRENDIZAGEM FORTIFICADA

O Programa Agrinho fez uma caminhada de aprendizagens diárias nesta turma, levando-as até suas famílias. Iluminados pelo ingrediente “curiosidade”, tornaram a sala de aula um “Centro Infantil de Pesquisas em Saúde do Programa Agrinho - CIPESPA” e, com isso, foram erguidos diversos pilares na construção do conhecimento. Conhecimentos que fortificaram a base da aprendizagem.

O projeto explorou temas como a Higiene (corporal e ambiental), Alimentação Saudável, Horta e canteiros, Plantas (verduras, legumes, hortaliças, frutas), Ervas Medicinais, Animais, Reciclagem, Empreendedorismo e Sustentabilidade, levando aos alunos uma extensão de conhecimento preciosa, em tudo que o íamos descobrindo. Agrinho, Aninha e Nandinho (personagens fictícios), mexeram as mãozinhas, junto com as mãozinhas desta turma.

 

O SURGIMENTO: NOVAS ATIVIDADES SEMPRE SURGIAM

Foram realizadas diversas atividades. Entre elas: Livros Coletivos, Painéis coletivos, Maleta Viajante (Agrinho, Aninha e Nandinho em casa), Maleta da Saúde, Feira do Banho, Laboratório Culinário (Receitas Saudáveis), Salada do Bem (construção de cartazes, divulgação nas turmas, preparo da salada e venda no recreio), Merendeira Saudável, Dia da guloseima.

Mini farmácia Caseira, Oficina do Mestre Agrinho, Bichinhos do Canteiro, Construção de Canteiros (Três canteirinhos com: beterrabas, tomate, cebolinha, salsa, alface e um, com ervas medicinais), Minhocasa (compostagem e minhocário), Tapete Saudável, Espiritualidade (Ação Solidária), e aulas de teatros estão entre as inúmeras atividades a qual ainda estamos desenvolvendo, a pedido dos alunos, mesmo com o encerramento do programa.

 

A CONQUISTA: CANGUÇU É MAIS UMA VEZ PREMIADA

Eu comecei a participar da categoria Experiência Pedagógica no ano de 2012, por incentivo da Professora Patrícia Zanetti, pela qual tenho forte admiração.        

Trabalho com a proposta do Programa Agrinho, desde o ano de 2006, participando na categoria Desenho (alunos). Porém, desde o ano de 2012, participo, também, na categoria Experiência Pedagógica. Desta caminhada, fui premiada, no ano de 2012, com o 1º Lugar Regional, na categoria Experiência Pedagógica. No ano de 2015, premiei em 1º lugar, fases Regional e Estadual, com Experiência Pedagógica.

No ano de 2016, premiei em 1º lugar na fase Regional e 2º lugar na fase Estadual, na categoria Experiência Pedagógica. Minha ex-aluna Juliana ficou em 1º lugar na fase Regional, na categoria Desenho para 4 anos. Agora, em 2017, premiei em 1º Lugar Fases Regional e Estadual, categoria Experiência Pedagógica, enquanto minha aluna Jordana levou o 1º Lugar – Fase Regional, categoria Desenho – 4 anos.

Informações: Canguçu On Line (www.cangucuonline.com.br)

Veja mais imagens:
Confira também:
Matrículas e transferências na rede estadual até domingo
ETEC divulga horários das aulas em janeiro
Matrículas e transferências na rede estadual até o dia 14
VÍDEO: ETEC e JDN opinam sobre reformas na Educação
Luto por Nete: Creches municipais suspendem aulas
Bandas marciais promovem união e educação entre estudantes
Projeto da Escola Gonçalves Dias vence prêmio Professores do Brasil
Prezado leitor:
- Para enviar um comentário, é preciso possuir uma conta no Facebook e fazer login nela.
- O comentário é de inteira responsabilidade do autor da mensagem e não representa a opinião do site Canguçu On Line.
 
  • Canguçu On Line
ENQUETE
Sobre a instalação de 3 semáforos entre a Av. Exército Nacional e a R. Júlio de Castilhos?
Sou a favor
Sou contra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19.01.18
As principais notícias da semana em ...
19.01.18
Veja onde comprar o Jornal Tradição ...
19.01.18
3 ônibus sairão de Canguçu para acom...
19.01.18
Torneio Municipal de Vôlei de Duplas...
19.01.18
Precisa de crédito? Faça uma simulaç...
19.01.18
Funerária Santo Antônio: 50 anos de ...
19.01.18
Verão na Estillosa com descontos de ...
19.01.18
LM Baterias com deslocamento grátis ...
18.01.18
Revestimentos e pisos modernos você ...
18.01.18
Aposentada pede ajuda para realizar ...
18.01.18
Leitora reclama da qualidade da água...
18.01.18
Shanadu terá nova loja em Canguçu...
18.01.18
Igreja Matriz tem parede lateral pic...
18.01.18
Horários e roteiros do transporte co...
18.01.18
Promoção bombástica das Lojas Estrel...
18.01.18
E os pastéis doces da Pastelaria Paz...
18.01.18
Você sabe o que é Bitcoin?...
18.01.18
Supermercados Heling com novas ofert...
18.01.18
Dra Stela Mota fala sobre ronco e ap...
17.01.18
O futuro da ONG Morena Flor em novo ...
+
Lidas
1
Funerária Santo Antônio: 50 anos de experiên...
2
Faça sua mamografia na Radiol Centro de Diag...
3
E os pastéis doces da Pastelaria Paz, já pro...
4
Marmoraria Duarte: tudo em mármores, granito...
5
Saiba mais sobre o atendimento psicológico d...
6
Studio Stael Palivorda com ambiente climatiz...
7
Kids Mania com lindas novidades de verão...
8
Móveis Rústicos em madeira você encontra na...
9
Médica veterinária Tainá Gonçalves fala de F...
10
LM Baterias com deslocamento grátis até 30 q...
  • Canguçu On Line
Canguçu On Line - O Jornal diário de Canguçu © 2018 - Todos os direitos reservados