Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

“A princípio essas eleições vão ser mais rápidas”, diz chefe do Cartório Eleitoral de Canguçu

Sem identificação biométrica em virtude da pandemia do Coronavírus, as eleições municipais de 2020 devem ser mais rápidas. Ao menos é isso que projeta Paulo Molina, chefe do Cartório Eleitoral de Canguçu. Em entrevista na manhã desta terça (8) ao programa Show da Manhã, da Rádio Cultura, Molina afirmou: “O cadastro biométrico fechou em 11 […]


Sem identificação biométrica

em virtude da pandemia do Coronavírus, as eleições municipais de 2020 devem ser mais rápidas. Ao menos é isso que projeta Paulo Molina, chefe do Cartório Eleitoral de Canguçu.

Em entrevista na manhã desta terça (8) ao programa Show da Manhã, da Rádio Cultura, Molina afirmou: “O cadastro biométrico fechou em 11 de março deste ano. Mas, como tinha um período até o fechamento do cadastro eleitoral, até o dia 6 de maio, e devido à crise sanitária que se agravou aqui no país, houve um cancelamento do atendimento presencial (no cartório). Então a Justiça Eleitoral, para não prejudicar os eleitores que poderiam regular a situação até o dia 6 de maio presencialmente, postergou o prazo do dia 11 de março para 31 de dezembro”, afirmou.

“O pessoal, depois da eleição, terá um prazo para regularizar a situação. E, para não haver prejuízo, não vai ser usado o cadastro biométrico como base para esta eleição. E, também devido à crise sanitária, não vai ser feita a identificação biométrica no dia da eleição. Os mesários vão atuar praticamente ser contato com o eleitor. Vai ser fornecido um material de prevenção de risco ao contágio da Covid-19, então a princípio essas eleições vão ser mais rápidas por ser só a habilitação do eleitor no terminal do mesário pelo número da inscrição eleitoral dele. No caso, o eleitor no dia da votação vai levar o documento de identidade e o mesário vai encontrar ele no caderno de votação. E ali ele consegue pegar o número de inscrição eleitoral e habilitar o eleitor para votação”, completou Molina.

Mesários já foram convocados

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Canguçu, a convocação dos mesários no município já foi realizada. “Já enviamos para os Correios. Está em processo de entrega, a convocação, e a princípio todos os mesários aqui de Canguçu já foram convocados. Agora vêm os processos de dispensa. O pessoal que pedir dispensa e tenha algum motivo relevante, traga atestado, ou tenha algum comprovante para o juiz fazer a análise da dispensa. Mas, a princípio, todos os mesários já foram convocados. As convocações já estão nos Correios e agora só está dependendo da entrega efetiva, mesmo”, explicou.

De acordo com Molina, os mesários deverão se apresentar às 6h no dia da eleição – e não 7h, como alguns foram informados devido a uma falha de comunicação. A votação irá iniciar às 7h e irá até as 17h.

Funcionamento do Cartório Eleitoral de Canguçu

Em função da pandemia, o Cartório Eleitoral de Canguçu não está recebendo público presencialmente. Porém, aqueles que desejam receber atendimento presencial, podem fazer essa solicitação pelo e-mail zon014@tre-rs.jus.br.

O Cartório Eleitoral de Canguçu funciona das 12h às 19h. Nos últimos dias, o telefone fixo apresentou problemas. Por isso, os contatos podem ser feitos por ligação ou WhatsApp por meio dos seguintes números: (53) 9.9991-1257 ou (53) 9.9991-5788.