Fim de semana terá frio e chuva na região
O boletim meteorológico do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) elaborado para esta semana aponta que haverá muitas nuvens, frio e chuva no próximo final de semana. Até quinta-feira (10) a semana será de muita nebulosidade e chuvas esparsas no Rio Grande do Sul devido aos ventos de leste que […]
O boletim meteorológico do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) elaborado para esta semana aponta que haverá muitas nuvens, frio e chuva no próximo final de semana.
Até quinta-feira (10) a semana será de muita nebulosidade e chuvas esparsas no Rio Grande do Sul devido aos ventos de leste que trazem umidade do mar. Entre sexta-feira e final de semana as chuvas voltam com maior intensidade, especialmente nas regiões da capital, Norte, Serra Gaúcha e Litoral Norte, com possibilidade de tempestades.
Na Metade Sul do Estado as chuvas serão mal distribuídas e de intensidade mais baixa, acumulando próximo de 20 milímetros. As temperaturas continuarão relativamente baixas, com mínimas próximas a 10°C e máximas inferiores a 22°C.
No final de semana uma massa de ar frio volta a baixar um pouco mais as temperaturas, com mínimas próximas a 7°C na região da Campanha.
O boletim produzido pelo CPPMet tem, além da previsão para a semana, a tendência para meados de setembro, a previsão climática para o trimestre setembro-outubro-novembro e o Boletim Climático do Inverno 2020. O conteúdo é elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.
Tendência para o mês
A terceira semana de setembro tende a seguir com bastante umidade no Estado e chuva mal distribuída. Ainda há chances de tempestades e chuva forte.
La Niña à frente
Chuvas próximo ao normal para o Rio Grande do Sul. Segundo as projeções dos modelos do ECMWF apresentadas por Douglas Lindemann e Diulio Pereira Machado, as precipitações para o período de setembro, outubro e novembro tendem a ficar dentro da média, embora é preciso se preparar pois há previsão de um evento La Niña pela frente, o que pode acarretar em menores volumes de chuva para o Rio Grande do Sul.
Em setembro, a chuva já alcança próximo à metade do volume médio climatológico. Com as próximas, há uma boa probabilidade de o volume alcançar valores acima de cem milímetros.