Do Uruguai para o Rio Grande do Sul
A notícia é esta: ele esteve no Uruguai e está vindo diretamente para o Rio Grande do Sul. Engana-se quem pensou que este texto falaria sobre futebol. Quem ronda o solo gaúcho é um (outro) marcador implacável: o frio. Os uruguaios tiveram nesta terça-feira (15) um amanhecer com temperaturas negativas. De acordo com o MetSul, […]
A notícia é esta: ele esteve no Uruguai e está vindo diretamente para o Rio Grande do Sul. Engana-se quem pensou que este texto falaria sobre futebol. Quem ronda o solo gaúcho é um (outro) marcador implacável: o frio.
Os uruguaios tiveram nesta terça-feira (15) um amanhecer com temperaturas negativas. De acordo com o MetSul, três estações do Instituto Nacional de Meteorologia Uruguaio (Inumet) registraram marcas abaixo de zero: -2,0ºC em Florida, -0,8ºC em Durazno e -0,5ºC em Mercedes.
Na capital, Montevidéu, a mínima foi de 1,7ºC na estação do aeroporto de Melilla. E foi este ar polar o responsável pelo amanhecer frio também no Rio Grande do Sul, com mínima de 1ºC e geada em algumas cidades.
No fim de semana, uma nova massa de ar frio vem do Uruguai e da Argentina. De acordo com os dados analisados pela MetSul, uruguaios e gaúchos experimentarão mais uma vez temperaturas abaixo de zero, com possibilidade de geada em várias regiões, inclusive em Porto Alegre. O alerta para o interior é o risco de perdas na agricultura com a chamada “geada tardia”.
Então, fiquem atentos! Ainda não é hora de guardar os casacos. O cobertor de pena, muito menos. Enquanto segue a expectativa de muitos por outras chegadas do Uruguai, a do frio já está confirmada.