Canguçu, sábado, 30 de novembro de 2024
Menu

Pelotas começa testes da vacina chinesa nesta segunda com aplicação de doses em voluntários

Começou nesta segunda-feira (5) os testes da vacina CoronaVac em Pelotas, no sul do Estado. Serão mil doses aplicadas em profissionais de saúde da região. Em coletiva de imprensa realizada para inaugurar o novo bloco oncológico do HEUFPel, o reitor Pedro Hallal apresentou mais detalhes dos testes que serão realizados na cidade. Equipes do Instituto Butantan, […]


Começou nesta segunda-feira (5) os testes da vacina CoronaVac em Pelotas, no sul do Estado. Serão mil doses aplicadas em profissionais de saúde da região. Em coletiva de imprensa realizada para inaugurar o novo bloco oncológico do HEUFPel, o reitor Pedro Hallal apresentou mais detalhes dos testes que serão realizados na cidade. Equipes do Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento da vacina no país, estão em Pelotas para coordenar os primeiros dias de testes.

Segundo Hallal, cada participante receberá duas injeções em um intervalo de 14 dias e terão um acompanhamento após as aplicações. Os voluntários serão profissionais da área da saúde que tenham entre 18 e 59 anos e que estejam em atendimento direto com pacientes com covid-19. 

 

A primeira voluntária que recebeu a vacina foi a enfermeira Bárbara Resende Ramosde 31 anos, servidora do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPel) que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para atendimentos de covid-19.


Primeira voluntária é a enfermeira Bárbara Resende Ramos, que trabalha na UTIdo hospital da UFPelAugustine Timm / Agencia RBS

Os testes estão sendo realizados primeiramente em moradores de Pelotas, mas a expectativa é ampliar para outras cidades da região. Quem tiver interesse em ser voluntário, pode ligar para o número (53 – 3284-4981).

A vacina Coronavac está sendo desenvolvida por um laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo e está na última fase de testes. Em Porto Alegre, desde agosto ocorrem os testes no Hospital São Lucas, da PUCRS. 

Fonte: GaúchaZH