Canguçu integra a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo
O município de Canguçu foi um dos classificados na sexta edição do Concurso Top 100 no Global Green Destinations Days (GGDD) que celebra os esforços dos destinos turísticos para um turismo responsável e sustentável. A lista dos 100 destinos recomendados deste ano foi revelada em cerimônia online que ocorreu dia 6 de outubro. A inscrição […]
O município de Canguçu foi um dos classificados na sexta edição do Concurso Top 100 no Global Green Destinations Days (GGDD) que celebra os esforços dos destinos turísticos para um turismo responsável e sustentável.
A lista dos 100 destinos recomendados deste ano foi revelada em cerimônia online que ocorreu dia 6 de outubro. A inscrição de Canguçu foi motivada pela integração nos projetos de cooperação para desenvolvimento do turismo através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – PRODEL E DEL Turismo. A aproximação entre o Programa e o Green Destinations permitiu que todos os municípios atendidos pelo PRODEL pudessem participar da classificação sem o custo de inscrição – fator que motivou a inscrição de dez destinos brasileiros, sendo nove contemplados no Top 100, representando o maior número de municípios que o Brasil já emplacou na premiação.
Para Aline Nandi, articuladora do PRODEL, foi entendido que dentro da proposta que o município vem estruturando para o turismo, como eixo estratégico de desenvolvimento, a temática sustentabilidade é muito indicada, fator esse que motivou a inscrição.
Na inscrição para o prêmio o município teve que que fornecer informações abrangentes sobre os esforços de sustentabilidade de seus destinos e contar suas histórias de boas práticas, nas quais Canguçu cadastrou as ações de boas práticas da integração dos projetos: Escolas do Campo e Coleta Seletiva, ganhando assim o certificado na categoria de “Cultura e Comunidades”, que celebra a diversidade cultural e promoção do bem-estar da comunidade.
Canguçu concorreu com outros 10 destinos brasileiros que se inscreveram no concurso, e 200 destinos de todo o mundo, colocando o município na busca pelo reconhecimento de ações promotoras do turismo sustentável, alinhadas ainda ao padrão de critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
O Brasil está de volta a lista do TOP 100 Destinos Sustentáveis da Green Destinations e, pela primeira vez, com nove destinos turísticos, distribuídos em três estados do país. Participando desde 2016, o Brasil só havia classificado até então dois destinos. Em 2016 e 2017, Ponta de Nossa Senhora/BA e Fernando de Noronha/PE e, em 2018, apenas Fernando de Noronha/PE.
Para Cristiane Bercelli, turismóloga, “o município de Canguçu pertencer aos ‘Top 100 destinos sustentáveis do mundo’ traz a representação e reconhecimento em nível global que as ações feitas até agora estão no caminho certo no que condiz ao desenvolvimento sustentável deste destino turístico. Nosso município possui características únicas de paisagens e de configuração de povos em uma economia baseada majoritariamente na agricultura familiar. Neste sentido, o município necessita e deve seguir primando pelas três dimensões da sustentabilidade nos eixos econômico, ambiental e social. Por termos participado deste processo, pudemos ver de maneira mais eficaz o quanto já trabalhamos para termos uma sociedade mais resiliente e igualitária e o quanto ainda podemos melhorar. Portanto, estar presente na lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo gera muito orgulho a todos nós além de maior motivação para continuarmos merecendo este posicionamento.”
Os coordenadores desses destinos mostraram para o Comitê Internacional especializado seu engajamento e esforços por um turismo mais sustentável, através de seus planos e relatórios de gestão alinhados aos critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Os representantes do Brasil na premiação são: no Rio Grande do Sul, Canguçu e Rolante, em Santa Catarina, Forquilhinha, Gaspar, Rio Negrinho e Schroeder, e, no Rio Grande do Norte, Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul – Praia de Pipa.