Entenda por que é importante vacinar seu filho contra a poliomelite
Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A poliomielite foi praticamente erradicada com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à […]
Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
A poliomielite foi praticamente erradicada com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em alguns países, como esse vírus pode “viajar” é importante seguir a imunização para que a doença não se espalhe novamente.
A imunização contra a pólio, feita com vacinas, previne efetivamente a poliomielite na grande maioria das pessoas. Uma pessoa está em maior risco de contrair poliomielite se não foi devidamente imunizada contra a doença.
A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite este ano foi prolongada até 21 de novembro. Deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças de 1 ano e menores de cinco anos, desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Procure a unidade de saúde mais próxima. Não esqueça das medidas de prevenção contra o coronavírus: distanciamento social, máscara e álcool gel.