Defesa Civil alerta para o risco de estiagem
De acordo com previsões do curso de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o estado do Rio Grande do Sul está ultrapassando mais um período de estiagem, tendendo a se intensificar neste mês de novembro e dezembro. A estiagem consiste em um período de ausência de chuva prolongada e com pouca umidade no solo, […]
De acordo com previsões do curso de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o estado do Rio Grande do Sul está ultrapassando mais um período de estiagem, tendendo a se intensificar neste mês de novembro e dezembro.
A estiagem consiste em um período de ausência de chuva prolongada e com pouca umidade no solo, podendo causar perdas na agricultura e na pecuária, racionamento no uso de água para humanos e animais, redução da umidade do ar e diminuição da quantidade de água a disposição nos reservatórios.
Sendo assim, a Defesa Civil de Canguçu, orienta ações que podem ajudar a minimizar os prejuízos causados por este período, bem como:
• Construção de açudes para utilização de animais e irrigação;
• Construção ou instalação de cisternas, tanto na área rural, quanto urbana;
• Evitar colocar lixo ou poluir rios, riachos e arroios;
• Diversificar culturas, principalmente na propriedade familiar e desenvolver práticas de manejo que visam garantir a subsistência alimentar da pequena propriedade;
• Poupar água sempre e, nos períodos de estiagem, evitar o uso desnecessário, que pode conduzir ao racionamento.