Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

5 filmes do Oscar para assistir no final de semana

O Oscar 2021 aconteceu em meio à pandemia e, por mais que a vacinação no país (EUA) esteja avançando rapidamente, os troféus foram entregues em um dos grandes salões Union Station de Los Angeles a fim de permitir uma cerimônia que fosse segura para a covid-19. Os artistas, em sua maioria, foram presencialmente à ocasião. […]


O Oscar 2021 aconteceu em meio à pandemia e, por mais que a vacinação no país (EUA) esteja avançando rapidamente, os troféus foram entregues em um dos grandes salões Union Station de Los Angeles a fim de permitir uma cerimônia que fosse segura para a covid-19.

Os artistas, em sua maioria, foram presencialmente à ocasião. Alguns apareceram por satélite de lugares como Paris, Praga e Sydney. O evento acontece habitualmente em fevereiro e neste ano acabou sendo atrasado em dois meses.

Os premiados que mais repercutiram pelo mundo (Foto-montagem: redes sociais)

Marcada por uma vasta diversidade étnica, a cerimônia deste ano premiou quatro vencedores por melhor atuação de grupos étnicos minoritários. A lista é composta por indicações como Yuh-Jung Youn, Daniel Kaluuya, Viola Davis e Chadwick Boseman, que formaram o grupo vencedor do Screen Actors Guild.

Além disso, foi o primeiro ano em que duas mulheres foram indicadas ao prêmio de melhor direção. Em 2021, a vencedora foi Chloé Zhao, Nomadland, e Emerald Fennell, de Bela Vingança, concorreu à estatueta. Até então, somente a diretora de Lady Bird, Greta Gerwig, já havia sido indicada. E a única mulher a ter vencido, em 2010, foi a diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow.


Confira a lista de 5 filmes ganhadores e indicados ao Oscar para assistir no final de semana.

1 – Nomadland (2020)

Foto: reprodução Cinema e Afins

Linhas gerais: Drama, estreou em 11 de setembro de 2020, no Festival de Cinema de Veneza, original dos Estados Unidos, possui 1h48min.

Sinopse: retrata a impactante história de Fern, uma mulher na casa dos 60 anos que, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem pelos Estados Unidos a bordo de sua van.

Curiosidades: Vencedor do Oscar de melhor filme, melhor direção (Chloe Zhao) e melhor atriz (Frances McDormand).


2 – Meu Pai (2020)

Foto: reprodução Plano Crítico

Linhas gerais: drama, adaptação de peça teatral, produção da França e Reino Unido, lançado no Brasil em 8 de abril de 2021, possui 1h38min.

Sinopse: um senhor idoso recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Curiosidades: o ator principal informou em entrevistas que este papel tem um significado importante para ele. Por estar com uma idade mais avançada, o mesmo procura exercitar o cérebro para não perder a memória e, por isso, aceita o papel. O filme foi premiado no Oscar 2021 por melhor ator (Anthony Hopkins) e melhor roteiro adaptado.


3 – A voz Suprema do Blues (2020)

Foto: reprodução VEJA

Linhas gerais: drama musical, lançado em 18 de dezembro de 2020, disponível no Netflix, possui 1h34min.

Sinopse: Na cidade de Chicago, conta a emocionante história de Ma Rainey, em 1927, quando numa sessão de gravação de álbum, mergulhada em tensão entre seu ambicioso trompista Levee  e a gerência branca que está determinada a controlar a incontrolável “Mother of the Blues”, o grupo de músicos debate os limites da existência negra nos Estados Unidos, assim, revelando verdades que irão abalar a vida de todos.

Curiosidades: com cinco indicações como melhor atriz, melhor ator, melhor direção de arte, levou a estatueta por melhor figurino e melhor maquiagem e penteado. O filme traz uma temática bastante atual por pautar o racismo existente na sociedade daquela época.


4- Soul (2020)

Foto: reprodução Cinema com Rapadura

Linhas gerais: comédia, lançada no Brasil em 7 de janeiro de 2021, produzido nos EUA, animação para toda a família, possui 1h40min.

Sinopse: Joe é um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.

Curiosidades: indicado para três categorias, levou a estatueta por melhor animação e melhor trilha sonora original. Durante uma cena, aparece a famosa estátua de Walt Disney de mãos dadas com o Mickey.


5- Judas e o Messias Negro (2020)

Foto: reprodução G1

Linhas gerais: drama biográfico, produção estadunidense, lançado no Brasil em 25 de fevereiro de 2021, possui 2h06min.

Sinopse: conta a história de ascensão e queda de Fred Hampton, ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem proeminente na política, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.

Curiosidades: originalmente seu título seria “Jesus Era Meu Amigo”. Recebeu cinco indicações ao Oscar. Daniel Kaluuya levou a premiação de melhor ator coadjuvante.


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. O Canguçu Online está diversificando suas produções e cada vez mais atendendo sugestões de pauta. A equipe do jornal diário de Canguçu deseja um excelente final de semana para todos os canguçuenses e leitores.