Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Conselho Tutelar realiza campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao “Maio Amarelo”, o Conselho Tutelar de Canguçu está realizando uma campanha para conscientizar sobre o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Confira o texto da campanha. No dia 18 de maio de 1973 na Cidade de Vitória, (ES) Araceli uma menina de apenas 08 anos […]


Em alusão ao “Maio Amarelo”, o Conselho Tutelar de Canguçu está realizando uma campanha para conscientizar sobre o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Confira o texto da campanha.

No dia 18 de maio de 1973 na Cidade de Vitória, (ES) Araceli uma menina de apenas 08 anos foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, apesar de ter sido um crime bárbaro de repercussão Nacional e Internacional os acusados ainda permanecem impune até hoje.
Vendo a necessidade de chamar atenção de toda sociedade foi instituído 18 de maio, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente Lei de número 9.970/2000.
Onde todos os anos dando ênfase a Campanha Faça Bonito- Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que está completando 21 anos de mobilização, acontecem atividades visando a conscientização, Orientação, Prevenção e Combate, convocando toda sociedade para proteger.
O Símbolo da campanha é uma for laranja, que remete a infância, e a fragilidade de uma criança, que precisa ser cuidada e protegida.
Então, na suspeita ou em caso confirmado não fique calado (a) pegue seu telefone disque 100 sua identidade será mantida em sigilo e você pode salvar uma criança. Pois sabemos que essa violência deixa marca para toda vida, se não tratada a tempo.
Esse ano com o Isolamento Social o Projeto Eca na Escola Criança Feliz é Criança Protegida não vai poder ir até as escolas, como nos anos anteriores, mas estaremos realizando ações de forma remota, vídeos educativos, lives, entrevistas, entre outros.

Conheça 14 sinais para ficar atento

1 – Medo repentino de algo ou alguém em particular;

2 – Choro excessivo quando em contato com determinada pessoa; Mudanças repentinas e drásticas de personalidade (uma criança normalmente extrovertida passa a ser submissa e passiva, uma criança geralmente meiga passa a ter comportamento agressivo);

3 – Medo de ficar sozinha ou separada dos pais (principalmente quando na presença de um suposto agressor);

4 – Tornar-se mais quieta ou parar de se comunicar quase por completo (ou ainda gaguejar)

5 – Medo de tirar a roupa;

6 – Aparecimento de queimaduras, roxos, cortes ou outras lesões sem origem explicável. Sabemos que eles vivem machucando pernas, joelhos, canela, cotovelo. Estamos falando quando tais machucados aparecem em locais menos comuns como: costas, braços, peito, cabeça ou genitália;

7 – Dor, coceira, sangramento na genitália ou região próxima. Dificuldade de andar, sentar ou indícios de infecção urinaria (lembrando que tal infecção também pode ter outras causas);

8 – Estresse emocional;

9 – Auto mutilar-se;

10 – Ficar excessivamente desconfortável em consultas médicas ou quando tocado (a);

11 – Apresentar sinais de regressão (voltar a fazer xixi na cama, chupar bico, falar como bebê);

12 – Dificuldade de dormir e/ou ter pesadelos com maior frequência;

13 – Interesse excessivo em sexualidade ou apresentar comportamento hipersexualizado;

14 – Dificuldade em se relacionar/brincar com outras crianças.


Fonte: Conselho Tutelar Municipal e Site Guru da Cidade