FETAG-RS realiza encontro de jovens para debater as atividades do ano de 2021
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) realizou uma reunião com jovens gaúchos para tratar atividades do ano de 2021. O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Canguçu é filiado na instituição. A ação aconteceu em uma retomada das atividades presenciais na sede da FETAG-RS, seguindo todos os protocolos recomendados […]
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) realizou uma reunião com jovens gaúchos para tratar atividades do ano de 2021. O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Canguçu é filiado na instituição.
A ação aconteceu em uma retomada das atividades presenciais na sede da FETAG-RS, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, o momento contou com a Comissão Estadual de Jovens que debateu diversos temas.
Diversificação das culturas do Campo entre os jovens
Atualmente, o jovem do campo é estimulado a não apenas usar o conhecimento que adquiriu com a família, mas a aperfeiçoá-lo para melhorar a renda e a produção no meio rural. O sucesso da propriedade e do seu projeto de vida vai depender não só da experiência somada à capacitação, mas da busca por informações e orientações sobre o mercado onde poderão comercializar os produtos.
Escolha em permanecer no meio rural
Destacamos que o acesso ao conhecimento e as políticas públicas como crédito e apoio à comercialização são fundamentais para o desenvolvimento do projeto produtivo e, consequentemente, na diversificação das fontes de renda do jovem e sua família.
Reunião Comissão Estadual de Jovens
Liderados pela coordenadora estadual de juventude e secretária-geral da FETAG-RS, Jaciara Muller, a comissão tratou sobre as jornadas formativas, e o evento Agroecologia em Prosa, que está sendo organizado pela FETAG-RS. Foi dado destaque para a programação que está em planejamento para marcar as comemorações ao Dia Estadual da Juventude Rural, celebrado em 15 de julho, data em que uma live será realizada nas redes sociais da Federação.
Ainda para comemorar a data especial, a comissão estadual está dialogando e preparando atividades com as comissões regionais e municipais.
A comissão também trouxe para discussão a crescente preocupação com questões relacionadas a sucessão rural, pauta recorrente e extremamente necessária, principalmente nos momentos em que as políticas públicas não estimulem a permanência dos jovens nas propriedades familiares.
De acordo com Jacira Muller, “a juventude rural tem muito a contribuir dentro do movimento sindical e necessita de espaços para dar suas opiniões e serem ouvidos. Muitas vezes, o jovem quer seguir as atividades dos seus pais, mas apenas a vontade e incentivo da família não suficientes. Necessitamos de políticas públicas que visem a sucessão rural como forma de garantir que a produção de alimentos no futuro tenha continuidade”.