Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Evadison Braga: o caminho

Autoconhecimento – O caminho para chegar ao Everest de seus sonhos   Durante minha trajetória nos 19 dias de caminhada em um trekking ao Everest, absorvi muitos aprendizados o qual compartilho com você, eles servem de contribuição para vida pessoal como também profissional, desperta uma reflexão da importância do autoconhecimento para realizar nossos sonhos. Buscamos […]


Autoconhecimento – O caminho para chegar ao Everest de seus sonhos

 

Durante minha trajetória nos 19 dias de caminhada em um trekking ao Everest, absorvi muitos aprendizados o qual compartilho com você, eles servem de contribuição para vida pessoal como também profissional, desperta uma reflexão da importância do autoconhecimento para realizar nossos sonhos.

Buscamos entender por que existimos, estes conhecimentos quando internalizados somado com o que aprendemos ao observar elementos da natureza, são ferramentas essencial para descobrir nosso propósito entrando em sintonia com o propósito do universo obtendo assim, uma vida feliz.


 

O grupo chegando na Base Camp do Monte Everest (Foto: arquivo pessoal)

01- “Um líder é aquele que leva você aonde não imaginava conseguir ir” – Luiza Helena.

Quando ouvi esta afirmação chamou-me muita atenção, no trekking que fiz para chegar ao Campo Base do Everest, fortaleceu este conceito ao ver o montanhista Máximo Kausch, nos orientando com muita sabedoria, levando-nos a superar todos os desafios para atingir o nosso objetivo sem fazer nada para nós e sim por nós, despertando em cada um a consciência de que podemos com o nosso próprio esforço e conhecimento chegar ao topo de nossos sonhos.

A natureza nos ensina,  no outono os gansos voam em forma de V para o sul, quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Os gansos de trás grasnam, encorajando os da frente para que mantenham o esforço e a velocidade.

Máximo Kausch nos deu bons exemplos, sendo amável, compreensivo, compartilhando conhecimento, sendo honesto e diversificando as atividades, assim, expandimos nossa consciência aprendendo a sermos líderes de nós mesmos, para termos uma vida com abundância precisamos nos liderar, através do autoconhecimento tornando-nos a nossa melhor versão.

Principalmente no pequeno núcleo familiar, muitas vezes queremos o melhor para nossos filhos, porém, somos autoritários, prepotentes e inconscientemente plantamos nas pessoas que mais amamos, nossos filhos e familiares, o medo, a insegurança, o individualismo e outras crenças indesejáveis, influenciando negativamente na personalidade delas e alguma destas pessoas não conseguem se libertar disso.

Quando desenvolvemos o autoconhecimento, neste instante, passamos a contribuir com a nossa sociedade, o trabalho é um elo para esta evolução, ali desenvolvemos nossas forças de caráter construídas ao longo de nossa vida, quando evoluída nos sentimos feliz onde estamos trabalhando e passamos a prestar um excelente serviço para as pessoas.


“Criando uma sinergia com tudo a nossa volta nos conscientizando que somos parte desta natureza e começamos a fluir no fluxo da vida” (Foto: arquivo pessoal)

02- Não controlamos o meio em que vivemos, o máximo que podemos fazer é contribuir com nossas atitudes para as situações não se tornar um caos.

Estava eu ali com bastante fome, vinha aquela comida aparentemente maravilhosa, para quem gosta de muita pimenta realmente era, porém, eu não sou acostumado com este tempero, por isso emagreci por volta de 4kg.

É fundamental estar aberto para nos adaptar e tirar proveito do que se apresenta para nós, fazendo sempre o nosso melhor com amor e compaixão não usando a fuga através da reclamação, tinha noção do quão importante era aquela refeição, era o que precisava para suportar a temperatura que variava muito rápido.

O que precisava para me fortalecer enfrentando a distância longa percorrida por dia algo não habitual para mim e também a altitude bastante elevada, A natureza ensina, não podemos controlar uma tempestade, podemos sim construir um abrigo físico, ter um controle mental e espiritual até que tudo se encontre num estado de ação.

Estes momentos no trekking, fez eu aprender a me adaptar trazendo-me para a consciência de não ficar “dando murro em ponta de faca”, reagir naquilo que não faz diferença no que iremos fazer e sim agir na direção de meus objetivos.

Naquele lugar rodeado por montanhas, as vezes gelo, as vezes rochas outras uma paisagem mista, imagine tudo muito lindo, porém, isolados de tudo e com um pequeno grupo, todos ali minúsculos e impotentes perante aquela realidade, porém, ao mesmo tempo gigantes quando aprendemos a conviver com as diferenças, quando aprendemos a interagir com a natureza, nos potencializando, criando uma sinergia com tudo a nossa volta nos conscientizando que somos parte desta natureza e começamos a fluir no fluxo da vida.

O como enxergamos as coisas e que atitude tomamos perante os acontecimentos pode fazer toda a diferença nos trazendo conforto e sucesso em nosso propósito, pois, sucesso pode ser definido como “o encontro da oportunidade com a preparação” Tathi Dêandhela


“A natureza ensina através dos lobos, alcateia segue ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo não deixando ninguém para trás” (Foto: arquivo pessoal)

03- Tenha objetivos em comum, quando existe união em um grupo familiar, grupo de amigos ou grupo de trabalho utilizando o mesmo objetivo para alcançar algo, o resultado é muito mais rápido.

O grupo começou o trajeto em São Paulo no dia 02/05/2021 tinha eu do RS, três pessoas de SP, uma de AM, uma do DF e uma de BH, mais os guias e ajudantes do local (Nepal) e mais dois guias brasileiros, o objetivo de todos era chegar a base do Everest, sabíamos que não tinha como recuar, os obstáculos que iriam se apresentar deveríamos superar cada um com determinação e disciplina, assim aconteceu.

Internalizamos isso e vencemos, fomos unidos, companheiros e chegamos todos juntos no dia 12/05 a base do Everest, ao ver aquelas barracas amarelas do acampamento base, estar ali na base da montanha mais alta do planeta, coberta totalmente de gelo antes vista somente por imagem, agora real, foi motivo de comemorar muito, todos ao mesmo tempo em uma euforia contagiante.

Fica evidente quando caminhamos sozinho o caminho representa mais longo e mais pesado, ao passo que caminhar num mesmo objetivo com o grupo, tudo flui, cada um contribui com seu potencial e no conjunto se constrói algo gigantesco e único.

A natureza ensina através dos lobos, alcateia segue ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo não deixando ninguém para trás.


04- Carregue na vida o que realmente precisa.

“Muitas vezes trabalhamos intensamente em busca de um futuro melhor, não nos damos conta de que a vida é agora” (Foto: arquivo pessoal)

Muitas vezes trabalhamos intensamente em busca de um futuro melhor, não nos damos conta de que a vida é agora, claro que devemos ser sensato e não realizar demasias, porém, viva o momento com o que tem e com o que precisa para aquele instante.

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro.” Dalai Lama.

Começamos a caminhada no dia 04/05 coloquei a mochila empolgado como se fosse um montanhista experiente, agora pronto para andar por trilhas difíceis com muita pedra, subidas e descidas fortes e naquele dia muita chuva com serração, aos poucos o peso nas costas começava a se perceber, até então não percebida pela  euforia da saída, nosso guia nos chamava a atenção onde muitas vezes não dava importância para seu conhecimento, dizia ele, não coloquem nada na mochila que não irão utilizar.

Nos primeiro dias este ensinamento não se levou muito a sério e logo ali já estávamos cansados, ao passar o tempo fomos aprendendo e começamos a colocar somente o necessário a utilizar naquele trecho, a caminhada tornou-se leve, o prazer de ter o necessário e não cansar pelo excesso fica evidente a importância de livrarmo-nos do que temos a mais em nossos bens materiais sem uso, em nossa vida como ressentimento, angustia, medo e raiva.

Ao passo que nos livrarmos disso, vai abrindo lugar para entrar coisas boas em nossa existência e a sensação de estar vivendo na felicidade.  A importância de perdoamos a nós e aos outros, aquilo que era o peso, que nos travava, aquele inimigo que não saia de nossos pensamentos, passa a não existir mais, deixando agora espaço para entrar pensamentos, sentimentos e atitudes boas em nossas vidas. A natureza ensina, viva como um rio que flui, quando obstruído suas águas são turvas e criam redemoinhos, quando abrimos a barragem as águas fluem transparente em direção ao seu propósito.


”Superei todas as crenças que me limitavam” (Foto: arquivo pessoal)

05- Muitos momentos de nossas vidas, queremos um emprego melhor, queremos adquirir algum bem material, queremos realizar um sonho e tudo isso não acontece por estamos presos a crenças, que são sentimentos inconsciente de medo, de escassez ou qualquer outro adquirido ao longo da vida.

A natureza já nos ensina, uma árvore bem podada e retirada parasitas ela desenvolve melhor dando frutos de qualidade. Quando comecei o planejamento da aventura veio sim o sentimento de estar gastando em algo desnecessário, apresentou ai a escassez, a cada passo dado nas trilhas com paisagens fabulosas, entre montanhas e vales, cruzando rios com águas cristalinas e um azul exuberante, veio sim medo, veio a vontade de desistir por achar que não era possível resistir.

Além de outras crenças que poderia me limitar e fazer com que eu não atravessasse o passo mais lindo da minha vida   “Cho La Pass” coberto por gelo e ali estar vivendo uma das experiência mais marcantes da minha existência, com muita aventura, porém, com algumas técnicas que aprendi em Thetahealing e Barras de Access, superei todas as crenças que me limitavam, assim como potencializei crenças que me empoeiraram para ir em frente e chegar ao topo do autoconhecimento, o que torna-me um ser capaz e feliz.

Minha família foi fundamental nesta conquista, meus pais me criaram com liberdade o que fez com que me tornasse uma pessoa com coragem e determinada, podemos dizer que refletir como estamos criando nossos filhos pode fazer a diferença na personalidade destes seres que serão nossos líderes amanhã, ao passo que deixarmos a criança ser o que é, claro que com alguns limites, mas livre para despertar sua essência, procure colaborar para que crianças tenham uma infância feliz.


“Lute pelos seus sonhos, jamais deixem alguém dizer que teus sonhos são bobagem, enquanto estiver vivendo contagiado pela emoção do momento, não tem espaço para medo ou outro sentimento que vai te impedir de viver” (Foto: arquivo pessoal)

06- Você tem tido sucesso no que tem feito?

Aprendi que para realizar algo, primeiro devemos querer fazer, este querer é aquilo que está enraizado em nosso ser, aquilo que quando vemos algo sobre o que imaginamos querer sempre nos chama atenção, identifique isso em você e terá a certeza que realmente quer, os teus pensamentos tem grande importância em teu futuro, procure se nutrir somente com pensamentos bons eles irão gerar sentimentos bons e por consequência atitudes boas. Tenha informação de como fazer, prepare-se e por último tenha atitude em realizar.

Eu sempre assistia filmes e várias informações sobre montanhas e gelo, sempre me chamavam atenção, quando apareceu o convite para esta aventura, fui logo para o conteúdo, ficou claro para mim que ali estava a oportunidade, comecei a pesquisar tudo o que precisava, valor, equipamento, pontos fortes e dificuldades que teria, informação do conhecimento das pessoas que me conduziriam e tudo que pude para eu ter uma aventura com sucesso.

Parti então para a terceira etapa e que é muito importante, o lugar onde a maioria para e não realiza seu sonho por não agir. Comecei a intensificar meus exercícios, providenciar vacinas e documentação, em seguida estava com o que precisava e marquei o voo quando me dei de conta estava com meu sonho realizado. Não deixe os outros desestimular você, a maioria que falei me chamaram de louco, ali eu tive a certeza que estava fazendo algo grandioso e que estava certo, pois, percebia que não saia de mim a vontade de ir, que as crenças de derrota faladas pelos outros não eram absorvidas em meu ser ou se vieram foram vencidas, elas não pertenciam a mim e sim a quem falou.

Lute pelos seus sonhos, jamais deixem alguém dizer que teus sonhos são bobagem, enquanto estiver vivendo contagiado pela emoção do momento, não tem espaço para medo ou outro sentimento que vai te impedir de viver.


“Quando senti medo acreditei em mim” (Foto: arquivo pessoal)

07- Aprendi que disciplina e coragem me levam a superar os meus próprios limites, aprendi que quando senti vontade de desistir, o que importou não foi a vontade e sim a atitude de continuar em frente.

Percorrendo ali, caminhos estreitos e em muita altura, onde cada passo devia ser dado com muita atenção, caminhos sobre geleiras e próximo avalanches de gelo e até pedras, este último presenciamos um bem próximo onde tivemos que nos proteger, momentos de muita atenção e apreensão, a concentração e foco faz toda a diferença.

Quando senti medo acreditei em mim. Quando senti desânimo persisti, fiz assim mesmo. A natureza nos ensina, as estações, a lua tudo influencia para uma colheita melhor, ao passo que não obedecermos esta disciplina no plantio, a chance de uma produção abundante é quase zero.

Em meio aquele grupo com diversos conhecimentos e personalidades distintas, agir de forma multifocal fez com que cada um de nós brilhasse nos focos de tensão ao invés de reagir e fracassar vivendo apenas no desejo, quando colocamos disciplina em nossos sonhos não nos frustramos  ou nos tornamos autômatos e sim tornamo-nos mais forte do que pensamos, mais adaptáveis e muito mais realizáveis do imaginamos.


“Aos poucos fomos controlando as emoções e acalmando um ao outro” (Foto: arquivo pessoal)

08- A preocupação e o desespero não resolvem, nem ajuda, apenas consome energia que pode ser útil para você sair da situação desconfortável.

Teve vários momentos de princípio de  tensão, todos eles superados com inteligência emocional, um deles o momento onde um integrante do grupo perdeu seu celular que escorregou entre rochas, no momento ficou desesperada, todos os registros perdidos, uma valor alto jogado fora, tinha recentemente adquirido o aparelho, sua angustia abalou todos no momento.

Aos poucos fomos controlando as emoções e acalmando um ao outro que se contagiavam pela angustia, cada um com seu conhecimento começamos a colaborar com opiniões e ações, um retirando pedras outros se aventurando entrando em meio as rochas, outros debruçados tentando pelo tato localizar o celular, quando de repente todos calmos e focados, a felicidade chega, achamos o celular e conseguimos pegar, uma vibração só.

Quando nos unimos em prol de resolver algo onde cada um usa sua habilidade sem interferir na habilidade do outro tudo flui, sua colaboração se torna fundamental para uma vida feliz. Use sua superioridade para contribuir e não para humilhar.

Não coloque sua vida na mão dos outros, porém, não somos ou estamos em uma ilha, precisamos do apoio de todos. Chega um instante do caminho naquela paisagem fabulosa, o guia se vira para nós e diz, o Everest está ali apontando a direção, olhamos e o que vimos, nada, estava uma serração que envolvia tudo a nossa volta, a natureza ensina, siga assim mesmo seus sonhos podem estar logo a frente o que precisa e passar pelo nevoeiro, ouça a voz do coração.

Seus sonhos estão mais perto do que imagina, ao passo que andávamos as paisagens iriam  aparecendo e de repente em frente ao nosso olhar, o acampamento base, olhando para cima enxergávamos o Monte Everest, assim é a vida, mesmo no conflito siga, ao passo que não desiste tudo vai se resolvendo, quando se deparar com crenças que te limitam, com pessoas que dizem não ser capaz fique surdo para o que dizem, siga de cabeça erguida pois tudo que quer está ao seu alcance.


“Nesta aventura desde o planejamento até o retorno mentalizei cada momento a ser vivido” (Foto: arquivo pessoal)

09- Suas atitudes e pensamentos ecoam no universo, por ecoar retornam e torna realidade para você.

Aprendi que divulgar somente notícias boas além da minha energia ficaria evolvido de energia boa dos outros também, o meu interior é alimentado de estímulos positivos me tornando um ser cada vez mais otimista e capaz. Nesta aventura desde o planejamento até o retorno mentalizei cada momento a ser vivido, internalizei isso e comecei a agir, sempre que me deparei com crenças que me limitavam, duvidei delas, critiquei elas o por que estavam ali, determinei o que deveria ser feito ao contrário desta limitação e segui em frente.

Somo dotados de um potencial enorme o qual ainda não os conhecemos, segundo Augusto Cury, criamos em nosso inconsciente janelas saudáveis, janelas traumáticas e neutras. Nas neutras é onde ocorre a 90% do fluxo dos pensamentos, por isso devemos ter mais vivências saudáveis educando nossos pensamentos e atitudes, para que as janelas prazerosas tenham mais registros do que as janelas traumáticas, à medida que o fluxo de pensamento estão se manifestando e acionada o gatilho da memória pode ser ancorada nas janelas prazerosas ou traumáticas, com a gestão destes pensamentos protegemos nossa mente e nos proporcionamos uma vida saudável.

Dê-se a oportunidade de viver momentos que marcam, desta forma estará deixando muitas janelas prazerosas em sua mente, afinal de conta adoramos a vida, a vida é feita de tempo, quanto mais tempo estamos bem durante nossas 24 do dia a sensação de ter um dia prazeroso está garantido, repita esta habito de viver bem  todos os dias, chegara ao final da vida com a sensação de ter tido uma vida que valeu a pena.

Uma arvore frutífera a fruta não é para ela e sim para o pássaro ou para nós, se a fruta cair apodrece e suas sementes ficam ali próximas ao pé sem se propagar, ao passo que alguém aproveitar a fruta suas sementes irão para longe e pode ser germinada em outro lugar, assim é o conhecimento compartilhado sua sabedoria se perpetua e vai ganhado melhorias se tornado permanente.


“Teu momento é agora” Foto: arquivo pessoal

 

10- Quando sentir vontade de desistir, lembre-se por quem e porque está fazendo isso, concentre-se em cada passo para não perder o foco e mesmo com pensamentos que irão perturbar persista no teu desejo.

Quando te deparar com limitações olhe para dentro de você, perceba o que te trava e permita-se a trocar seus hábitos por coisas que te levem a superar suas limitações, um passo de cada vez é o que nos leva ao final da trilha.

Aprenda ir devagar e apreciar, sincronizando sua respiração com seu potencial, a felicidade está nas coisas simples que irão marcar sua vida para sempre, elas te aproximarão do teu propósito e consequentemente do propósito do universo, procure meditar ajudará você interromper o fluxo da perturbação e dos pensamentos que te mantem no futuro, ter sonhos não é o mesmo que viver ansioso com o que vai acontecer, teu momento é agora, sonhar é saber onde quer chegar, porém, aquilo que está fazendo neste instante te aproximará de onde tem que chegar amanhã.

A vista do alto de uma montanha é uma das mais preciosas que tem, é uma maneira que a natureza encontra para dizer que vale a pena viver para quem chega no topo de seus sonhos e não se entrega para as dificuldades da vida.

A natureza ensina, o que planta colhe, quer uma fruta em seu pomar, comece agora plantando os enxertos, ou passará a vida toda dependendo de quem a plantou.

Por Evadison Braga