Conheça a iniciativa do jovem psicólogo Mateus Kammer que realiza atendimentos psicológicos para quem enfrenta o luto na pandemia
Um projeto de atendimento psicológico desenvolvido em Canguçu vem impactando a vida da comunidade. Com a pandemia, diversas famílias que perderam entes queridos precisaram enfrentar o luto repentinamente. Pensando em prestar apoio para quem vivenciou este momento, o jovem psicólogo Mateus Kammer firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde para atender pacientes que estão […]
Um projeto de atendimento psicológico desenvolvido em Canguçu vem impactando a vida da comunidade. Com a pandemia, diversas famílias que perderam entes queridos precisaram enfrentar o luto repentinamente. Pensando em prestar apoio para quem vivenciou este momento, o jovem psicólogo Mateus Kammer firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde para atender pacientes que estão passando pela experiência, no município.
Para entender um pouco mais sobre a ação e conhecer os motivos que levaram o psicólogo a criar esta inciativa, a equipe de reportagem do Canguçu Online, conversou com o profissional.
Pode se apresentar e contar um pouco sobre você?
Sou natural de Canguçu. Psicólogo formado pela UFPel, atualmente atuando na área clínica (consultório).
Faço pós graduação em Luto, Cuidado e Morte e também em Psicologia Hospitalar.
Tenho me dedicado desde o início da graduação a estudar a morte, luto e doenças crônicas.
Como surgiu a ideia desse projeto?
Eu amo fazer o que faço e me dedicar a atendimentos a pessoas enlutadas e que estejam enfrentando algum adoecimento, seja ele crônico ou não. Desde que me formei, pensava como poderia de alguma forma, oferecer algo nesse sentido para a sociedade. Então, surgiu a ideia de fazer um trabalho voluntário, de firmar uma parceria com a prefeitura, pensando nas pessoas enlutadas.
Se olharmos apenas para as pessoas enlutadas por covid em nosso municio, temos um grande número, pesquisas indicam que para cada perda, 6 a 10 pessoas ficam enlutadas, mas o luto é um fenômeno que todos nós atravessamos em alguma intensidade em determinado momento, é preciso acolher e de alguma forma ajudar o enlutado nesse atravessamento.
Com base nessa inquietação e motivação, procurei oferecer o trabalho voluntário, e foi abertamente aceito, no qual, desde então, tenho tido todo o apoio e suporte necessário.
Qual os objetivos da iniciativa?
Os objetivos são de oferecer acolhimento ao luto para todos os enlutados e intervenção psicológica ao luto complicado.
Ter um suporte nesse período é muito importante para que o luto seja integrado e vivenciado de maneira que o enlutado tanto possa experienciar a perda mas também experienciar a restauração da vida, é o que chamamos de processo dual do luto. O objetivo é esse, ser suporte e amparo nesse processo .
Como você acha que sua profissão pode contribuir com a sociedade?
A maior contribuição é saúde, saúde mental. É disso que falamos e não seria diferente quando abordamos morte e luto. Contribuir nesse sentido, visando qualidade de saúde psicológica.
Contribuir dessa forma é promover saúde, acolher e legitimar.
Por que resolveu desenvolver essa ideia em Canguçu?
Moro em Canguçu e amo muito essa cidade. Por que não desenvolver essa ideia aqui? Poder oferecer esse atendimento na minha cidade natal é uma satisfação enorme. Esse foi o fator que fez eu escolher Canguçu para desenvolver essa ideia.
Quem desejar participar (paciente), como fazer para se inscrever?
Os agendamentos são realizados por telefone. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato pelo seguinte número que foi disponibilizado: (53) 99960-7231.
Onde acontecem os atendimentos?
Essa é uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e eu. Os atendimentos ocorrem no Pronto atendimento, todas às terças das 8h as 12h.
Quais os planos pro futuro?
Sou movido a planos, a sonhos e objetivos. O maior deles? Seguir estudando e me especializando, pois quero sempre oferecer o melhor que eu posso as pessoas.
Seguirei essa caminhada, estudando o luto, a morte, as perdas e doenças crônicas.
Esse é plano atual e o futuro, estudar muito. Sobre novos projetos e ideias, há muitas, mas ainda é cedo pra definir onde serão executadas.
Poderia deixar uma mensagem sobre a relevância da psicologia na sociedade?
A psicologia é a ciência responsável pelo estudo da mente e comportamento humano. Essa é a grande importância, uma ciência voltada a estudar o comportamento e os processos mentais.
Tão importante e necessário quanto ter saúde mental é ter uma ciência que trabalhe para isso, nesse caso a psicologia sempre tão precisa e importante para qualidade de vida e saúde mental de todos nós.
“Luto é uma vivência natural e esperada frente a um rompimento de vínculo significativo. Esse vínculo rompido não necessariamente está relacionado a morte, podemos vivenciar vários tipos de perdas.
Luto é o preço que pagamos pelo amor, a reação frente o romper de um vínculo, de uma perda. Luto não é doença e nem um obstáculo a ser superado, é uma vivência a ser integrada.
‘Saudade é o amor que fica‘”