Conheça a origem da denominação do nome de Canguçu
Canguçu está encrustada na Serra dos Tapes. Os primitivos habitantes de Canguçu foram os Índios Tapes. A história de Canguçu começa quase 300 anos depois da colonização do Brasil, em 1800 na localidade conhecida, hoje, como Canguçu Velho, no 1º distrito. O marco inicial da cidade de Canguçu foi a “Capela Curada de Nossa Senhora […]
Canguçu
está encrustada na Serra dos Tapes. Os primitivos habitantes de Canguçu foram os Índios Tapes. A história de Canguçu começa quase 300 anos depois da colonização do Brasil, em 1800 na localidade conhecida, hoje, como Canguçu Velho, no 1º distrito.
O marco inicial da cidade de Canguçu foi a “Capela Curada de Nossa Senhora da Conceição de Canguçu”, criada em 1º de janeiro de 1800. Pela lei nº 340 de 28 de janeiro de 1857, Canguçu foi elevada a vila. E, em 27 de junho de 1857 foi instalada a Vila de Canguçu, tornando-se um município com governo próprio, até esta data Canguçu era governada pela Câmara de Piratini.
Canguçu foi o 22º município gaúcho a ser criado, por desmembramento do de Piratini. Da fundação portuguesa do Rio Grande do Sul em 1737, com o desembarque do Brigadeiro Silva Paes na cidade do Rio Grande atual, e até a criação do município de Canguçu em 1857, decorreram 120 anos.
Os primeiros colonizadores que se tem notícias foram os Açorianos , vindos da Ilha de Açores, colônia de Portugal. Depois deles é que chegaram os demais imigrantes, alemães, italianos, palestinos, japoneses, africanos.
A denominação Canguçu
Apesar de várias teorias a cerca do nome do município se sabe que sua origem é indígena, o que variam são as interpretações a cerca do significado, podemos destacar as duas interpretações sustentadas pelos historiadores:
1ª – A denominação de Canguçu deriva da palavra indígena Caa-Guassu, significando mata grande ou mato grosso, foi denominada assim em alusão a milenar mata grande que encobriu a primitiva encosta da Serra dos Tapes para a Lagoa dos Patos.
2ª – A denominação deriva da palavra Can-Assu ou Cangka-assú que significa cabeça grande, saliência alta. Expressão aplicada pelos índios Tapes ao cerro grande e alto que eles habitavam. Mais tarde foi constatado que essa expressão era usada também pelos bugres com o mesmo significado acrescido de vento forte, lugar onde tem vento constante.
Fonte: Prefeitura Municipal