Canguçu, quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Menu

99,3% da população adulta está vacinada com a 1ª dose da vacina em Canguçu

A Secretaria de Saúde informou nesta quarta-feira (12) que Canguçu já vacinou 99,3% da sua população adulta com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Sendo que 89,4% dos canguçuenses estão com o esquema vacinal completo. Vacinas disponíveis A vacinação estará disponível, nesta quarta-feira (12), no Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu, das 14h às […]


A Secretaria de Saúde informou nesta quarta-feira (12) que Canguçu já vacinou 99,3% da sua população adulta com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Sendo que 89,4% dos canguçuenses estão com o esquema vacinal completo.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Vacinas disponíveis

A vacinação estará disponível, nesta quarta-feira (12), no Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu, das 14h às 19h, para o público da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose. As doses aplicadas serão:

  • 1ª dose contra a COVID-19: 12 anos ou mais;
  • 2ª dose P-Fizer com intervalo de 60 dias da 1ª dose;
  • 2ª dose Coronavac com intervalo de 28 dias
  • 2ª dose Janssen com intervalo de 2 meses ou mais;
  • 3ª dose com intervalo de 4 meses ou mais da 2ª dose;
  • 4ª dose: Imunossuprimidos com 18 anos ou mais, com intervalo de 4 meses ou mais da 3ª dose.

Vacinação de crianças

Os primeiros vacinados, menores de 12 anos, serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

Segundo grupo

As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira (13) e distribuída aos Estados na sexta-feira (14). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues ao país nos dias 20 e 27.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

*Com informações Prefeitura Municipal