Conheça 5 curiosidades da história de Canguçu
Conhecer a história de Canguçu é saber que o município considerado a Capital Nacional da Agricultura Familiar também possui o maior número de minifúndios do país, sendo 14 mil propriedades, entre um dos principais da América Latina. Mas como tudo começou por aqui? Quem foram os primeiros a habitar essas terras? Para trazer essas respostas, o […]
Conhecer a história de Canguçu é saber que o município considerado a Capital Nacional da
Agricultura Familiar também possui o maior número de minifúndios do país, sendo 14 mil
propriedades, entre um dos principais da América Latina. Mas como tudo começou por aqui? Quem foram os primeiros a habitar essas terras? Para trazer essas respostas, o Canguçu Online separou 5 curiosidades da história de Canguçu.
1- Primeiros habitantes
Os primitivos habitantes de Canguçu foram os Índios Tapes. A história de Canguçu começa quase 300 anos depois da colonização do Brasil, em 1800 na localidade conhecida, hoje, como Canguçu Velho, no 1º subdistrito.
2- Capela Curada de Nossa Senhora da Conceição
O marco inicial da cidade de Canguçu foi a “Capela Curada de Nossa Senhora da Conceição de Canguçu”, criada em 1º de janeiro de 1800. Pela lei nº 340 de 28 de janeiro de 1857, Canguçu foi elevada a vila. E, em 27 de junho de 1857 foi instalada a Vila de Canguçu, tornando-se um município com governo próprio, até esta data Canguçu era governada pela Câmara de Piratini.
3- 22º município gaúcho a ser criado
Canguçu foi o 22º município gaúcho a ser criado, por desmembramento do de Piratini. Da fundação portuguesa do Rio Grande do Sul em 1737, com o desembarque do Brigadeiro Silva Paes na cidade do Rio Grande atual, e até a criação do município de Canguçu em 1857, decorreram 120 anos.
4- Período colonial
Os primeiros colonizadores que se tem notícias foram os Açorianos , vindos da Ilha de Açores, colônia de Portugal. Depois deles é que chegaram os demais imigrantes, alemães, italianos, palestinos, japoneses, africanos.
5- Localização
O lugar onde foi construída a cidade de Canguçu é um nó orográfico, onde numa altitude de 500m, nascem os cursos d’ água que desaguam nos rios Piratini e Camaquãe na Lagoa dos Patos.
*Com informações “Conhecendo Canguçu, um novo olhar” e Prefeitura Municipal