Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Jovens dançarinos do CTG Sinuelo na Bahia: veja como foi o primeiro dia de evento

O Grupo de danças juvenil do CTG SINUELO embarcou para Salvador/BA esta semana para participar do prêmio Berimbau de Ouro que aconteceu na quinta-feira (10) e se estende até esta sexta- feira (11). Os jovens dançarinos estão representando a cidade de Canguçu e o estado do Rio Grande do Sul no evento que homenageia nomes […]


O Grupo de danças juvenil do CTG SINUELO embarcou para Salvador/BA esta semana para participar do prêmio Berimbau de Ouro que aconteceu na quinta-feira (10) e se estende até esta sexta- feira (11). Os jovens dançarinos estão representando a cidade de Canguçu e o estado do Rio Grande do Sul no evento que homenageia nomes da cultura nacional.

Primeiro dia

“Saímos para conhecer os pontos turísticos da Bahia, todas as recepções foram muito boas. As pessoas perguntavam quem nós erámos, já que estávamos todos padronizado (nas vestimentas). A gente ainda não se apresentou, mas ainda hoje será a nossa apresentação, ali no Largo do elevador Lacerda, na rua. E, depois, a gente vai de noite para o Berimbau de Ouro”, contou a integrante do Grupo Juvenil, Milena Braga.

O prêmio reconhecido internacionalmente homenageia anualmente personalidades destaques da cultura brasileira. Os canguçuense foram agraciado com o prêmio, pelos trabalhos desenvolvidos e prestados no município e no estado. Confira um vídeo do primeiro dia de evento.

Protagonismo de Canguçu

Os jovens vem trabalhando ao lado do professor Elcio Junior que ministra as aulas de dança do grupo. As apresentações e ensaios consumam acontecer na sede social do Centro de Tradição Gaúchas Sinuelo, em Canguçu. Elcio define o momento como uma grande oportunidade de mostrar o trabalho dos dançarinos e reconhecer o valor das tradições gaúchas em outro estado.

Professor Elcio e sua família acompanham o grupo em Salvador (Foto: arquivo pessoal)

O festival que os canguçuenses estão participando foi criado em 2013 com a intenção original de prestar homenagens aos mestres e destaques da Capoeira no Brasil. Mas atualmente, o evento anual se tornou conhecido pela premiação de diversidades culturais nacionais e internacionais.

“Estamos encantados com Salvador, é um lugar muito lindo cheio de histórias e cultura, está sendo um prazer dividir esse momento juntos”, declara o grupo.