[Voz Canguçuense] Milene Nunes: ansiedade na atualidade
Por Milene Nunes A ansiedade é um mecanismo de defesa do nosso corpo, é ela quem nos avisa que estamos ameaçados, dessa forma, é natural que a ansiedade se faça presente na nossa vida. Existem níveis de ansiedade, e em um nível funcional, ela é fundamental para nos preparar para alguns momentos, quando há algo […]
A ansiedade é um mecanismo de defesa do nosso corpo, é ela quem nos avisa que estamos ameaçados, dessa forma, é natural que a ansiedade se faça presente na nossa vida. Existem níveis de ansiedade, e em um nível funcional, ela é fundamental para nos preparar para alguns momentos, quando há algo novo na nossa vida, quando há uma grande mudança, antes de apresentar um trabalho, ou começar em um novo emprego.
A questão que fica em alta, é, se a ansiedade faz parte, por que ela pode sufocar tanto? E na verdade, essa é uma sensação real causada pela ansiedade acentuada, ela pode desencadear sensações físicas e emocionas, que desregulam o fluxo natural dela.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros (10/10/2021), a pandemia acabou desencadeando o aumento desses números, pois fomos obrigados a desacelerar, obrigados a realmente parar e com isso, sermos invadidos pelos nossos próprios pensamentos.
Questões que antes ficavam sendo anestesiadas, e que a correria do dia a dia facilitava deixarem adormecidas, teve um “boom” por sermos obrigados a pensar nelas. A mudança na rotina, o tédio, o “não saber o que fazer”, esses pensamentos, somados á ameaça real de um vírus, ameaça real mundial da INCERTEZA!, pessoas sem saberem se teriam o que comer, se haveria moradia no próximo mês, desemprego, um caos total!
Ok, eu sei que essas questões sociais sempre existiram no mundo todo, só que, uma pandemia faz o mundo inteiro parar e se atentar á tudo isso! Mais do que olhar para esse caos, é experienciar as emoções provindas dele, as dúvidas que pairam á cabeça, o deitar no travesseiro á noite que antes era sinônimo de descanso, de dormir, principalmente pra quem sofre com a ansiedade, esse pode ser um desafio diário.
Pensamentos acelerados, sobre diversos assuntos, sentimento de angústia, sensação de sufocamento, palpitação, pensamentos negativos, muitas vezes catastróficos. Problemas do dia a dia, que antes da ansiedade estar descontrolada, poderiam facilmente ser amenizados, agora com a mente numa velocidade disfuncional, faz com que o indivíduo acredite que não há soluções para os problemas, acompanhado do pessimismo e da sensação de desorganização interna, provoca sofrimento.
Essas e muitas outras sensações e emoções ocasionadas pela ansiedade desenfreada, á longo prazo, podem causar um grande prejuízo, na vida pessoal e social.
Instabilidade emocional, sensação de cansaço(mesmo tendo dormido), emoções intensas, tudo é muito! Mudanças drásticas no apetite, tremores, falta de ar, sudorese, tensão muscular, dores no corpo, preocupação excessiva.
No âmbito social, quem está com a ansiedade desregulada, pode sentir-se sem ânimo para conviver socialmente, é como se a bateria social acabasse. Com a dificuldade de concentração, pode aguçar á angustia, e ocasionar o pensamento de: Como vai ser estar em algum lugar com mais pessoas? Pode ser que esse breve pensamento, acabe até na desistência de algumas coisas, e situações, pois na cabeça do indivíduo, algo de ruim vai acontecer, suposições negativas.
É importante estar atento á estes sintomas, são sinais de que algo não está funcional. Em meio ao caos interno, pode ser reconfortante saber que a ansiedade tem tratamento! É necessário buscar ajuda de um profissional da saúde mental para trata-la, ansiedade não é “frescura” e nem brincadeira, não é exagero e nem “drama”, quem sofre com ela, pode conviver diariamente com a sensação de descontrole de si mesmo.
Dá pra ter um relacionamento mais saudável com a ansiedade, da pra voltar á ter a sensação de controle da própria vida, de ser protagonista dela. Procurar ajuda, é um ato de coragem. Cuide de si! No meu perfil profissional do Instagram (clique aqui para acessar) eu abordo a ansiedade e outras temáticas, com a finalidade de desmistificar e descomplicar questões do cotidiano, fique á vontade para consumir esses conteúdos.
>>>>Confira mais conteúdos como esse aqui.