Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Aplicativo desenvolvido por canguçuense faz sucesso no combate ao abigeato

Após o lançamento do AbigeApp, na última quarta-feira (13), Canguçu se tornou o primeiro município da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) a integrar o sistema digital de combate ao abigeato. O AbigeApp é um aplicativo inteligência artificial criado pela Be220 com a finalidade de registrar um banco de dados com informações sobre os materiais […]


Após o lançamento do AbigeApp, na última quarta-feira (13), Canguçu se tornou o primeiro município da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) a integrar o sistema digital de combate ao abigeato. O AbigeApp é um aplicativo inteligência artificial criado pela Be220 com a finalidade de registrar um banco de dados com informações sobre os materiais de marcas e sinais de animais existentes em Canguçu.

Desta forma, passando o antigo acervo para a plataforma, ampliando a possibilidade de novos registros e facilitando o acesso aos dados. Aplicativo já está disponível na Play Store para download, clique para acessar.

Diego Vilela foi criador do Canguçu Online (Foto: arquivo pessoal)

A fim de combater o crime de abigeato, a plataforma proporciona segurança não somente para os produtores, mas também às autoridades públicas que consultarem as informações dos animais.

O Diretor Executivo do aplicativo, Diego Vilela, atua na agência de tecnologia criadora da plataforma e fala sobre a importância do novo recurso. Vilela além de trabalhar na gestão do aplicativo é canguçuense e foi sócio fundador do Canguçu Online, em 22 de março de 2008.

“Fiz questão de apresentar pessoalmente o AbigeApp para a Prefeitura de Canguçu em dezembro de 2020. Eu tenho conhecimento do tamanho do problema do abigeato em Canguçu e o quanto afeta os produtores rurais. Fico feliz por trazer para o município recursos de tecnologia e inteligência artificial para aumentar o combate aos crimes rurais”, informou o jornalista.

Facilidades

O AbigeApp irá agilizar a investigação em casos suspeitos de abigeato em Canguçu. Conforme o jornalista, antes as autoridades de segurança precisavam SMS deslocar até a Secretaria Municipal de Agricultura para folhear livros de papel e tentar encontrar o proprietário de uma marca ou sinal de animal.
Agora, basta desenhar a marca do animal na tela do app, ou indicar os sinais nas orelhas, para para que a inteligência artificial encontre em poucos segundos as marcas e sinais semelhantes no banco de dados de todos os municípios que contrataram o AbigeApp.
Em Canguçu, o trabalho de trazer o aplicativo para o município aconteceu em conjunto. Clique e acesse o vídeo em que o prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) conta sobre a iniciativa.

VÍDEO: Como funciona o AbigeApp

Saiba mais sobre o aplicativo clicando aqui.