Canguçu, sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Menu

Universidade Federal de Pelotas realiza ação de educação em saúde em Canguçu

Esta semana, a Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini de Canguçu, localizada no Faxinal, recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Projeto de Extensão Barraca da Saúde. O projeto iniciado em 2018, visa atender a comunidade de Pelotas e região sul com ações voltadas à escolas, […]


Esta semana, a Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini de Canguçu, localizada no Faxinal, recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Projeto de Extensão Barraca da Saúde. O projeto iniciado em 2018, visa atender a comunidade de Pelotas e região sul com ações voltadas à escolas, comunidades indígenas e quilombolas, população em vulnerabilidade social, por exemplo.

Foto: arquivo UFPEL

A ação realizada na escola visa a aproximação da universidade com a comunidade escolar, além de trazer assuntos relevantes para serem debatidos, como a dengue, alimentação saudável, higiene bucal e das mãos, o projeto quer aproximar o jovem do ensino superior, mostrando que os sonhos podem ser alcançados. A escola recebeu a ação de cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Nutrição e Odontologia, que realizaram um dia de diálogo e informação.

Foto: arquivo UFPEL

Nas palavras do Coordenador Discente do projeto, Mestrando Enf. Gabriel Pereira:

“O projeto permite ampliar a percepção acadêmica sobre a sua responsabilidade como futuros profissionais, para além da ideia formal de saúde, entendendo-se para o macro, que é justamente o que o SUS almeja profissionais de diferentes áreas que consigam contribuir para a promoção de uma saúde integral, enquanime e multidisciplinar que se tornem profissionais propositivos, críticos na qualificação do sistema de saúde Brasileiro, por uma interação entre os cursos de diferentes formações, pelas articulações com gestores e movimentos sociais, mas especialmente ao oportunizar que esses estudantes tenham vivências individuais e coletivas, de trocas próprias da extensão universitária com as comunidades”.

Foto: arquivo UFPEL

O projeto terá novas ações realizadas na escola em breve, além disso vale ressaltar que além de Canguçu outros municípios já tem ações programadas, como: Pelotas, Piratini, Morro Redondo e Capão do Leão.

Foto: arquivo UFPEL

Fonte: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)