Curso de empreendedorismo e desenvolvimento da juventude rural é realizado no CETAC
Durante esta semana, foi realizado o primeiro módulo da IV edição do curso de empreendedorismo e desenvolvimento da juventude rural no Centro de Treinamento de Canguçu (CETAC). Capacitação é uma promoção da EMATER/RS-ASCAR, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do […]
Durante esta semana, foi realizado o primeiro módulo da IV edição do curso de empreendedorismo e desenvolvimento da juventude rural no Centro de Treinamento de Canguçu (CETAC). Capacitação é uma promoção da EMATER/RS-ASCAR, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do SICREDI.
Empreendedorismo e desenvolvimento da juventude rural
O objetivo do curso é a formação de jovens nas áreas ligadas ao meio rural, oferecendo condições para que os mesmos possam ser integrados à gestão das Unidades de Produção, promovendo a sucessão familiar, e conta com diversos públicos ligados à extensão rural realizada pela EMATER/RS-ASCAR: indígenas, remanescentes de quilombos, pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária e agricultores familiares.
Esta edição será realizada em 6 módulos, e conta com a participação de 30 jovens dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Tavares.
Primeiro encontro
Durante a abertura, que ocorreu no primeiro dia, estiveram presentes autoridades municipais da região, o gerente regional da Emater-RS/ASCAR e vice-presidente do Corede Sul Ronaldo Maciel e o coordenador de centros de treinamento, Francisco Manteze, como também pais e familiares dos alunos. Também, foi apresentado a coordenação desta edição, composta por 6 técnicos da região.
Representando os pais dos alunos do curso, Sandra Lopes, responsável pelo jovem Douglas, do município de Tavares, relatou que está muito contente por esta oportunidade que a Emater está proporcionando para a juventude, pois é de grande importância para a sucessão familiar nas propriedades.
Thielow Vergara, do município de Pelotas, representando os jovens do curso, disse que “não teve dúvidas ao aceitar o convite feito pela extensionista Luisa Iepsen” e incentiva os demais colegas a aproveitarem o curso que será de grande valia para o desenvolvimento pessoal de cada um.
Neste módulo foram tratados assuntos sobre a saúde mental da juventude, relações intrafamiliares, diversidade de públicos assistidos pela Emater-RS/ASCAR, sendo realizadas diversas dinâmicas motivacionais para integração do grupo.
Fonte: Emater