O retorno das festas tradicionais do Colono e Motorista em Canguçu
O município considerado a Capital Nacional da Agricultura Familiar há décadas perpetua a tradição de comemorar a data de 25 de julho como o Dia do Colono e Motorista. Herança dos primeiros colonizadores, os trabalhadores rurais, e, também, dos profissionais das estradas. Ambos de importância essencial para o desenvolvimento da sociedade. Apesar das duas classes […]
O município considerado a Capital Nacional da Agricultura Familiar há décadas perpetua a tradição de comemorar a data de 25 de julho como o Dia do Colono e Motorista. Herança dos primeiros colonizadores, os trabalhadores rurais, e, também, dos profissionais das estradas. Ambos de importância essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Apesar das duas classes de trabalho jamais terem parado suas atividades durantes a pandemia de covid-19, os eventos comemorativos alusivos à data precisaram ser adiados devido aos regramentos sanitários dos últimos tempos. Com atividades de retomada, as três festas mais populares de Canguçu devem movimentar os moradores nos próximos dias.
Em 2022, serão três eventos diferentes, no Herval (2° distrito), no Canguçu Velho (1° distrito) e na cidade. A Festa do Canguçu Velho foi transferida para o dia 14 de agosto, em decorrência das condições climáticas e deve acontecer no Salão Ledebhur, com início às 10h.
Já o evento do Herval se mantém no dia 25 de julho, com a presença de diversas empresas, opções gastronômicas e atrações festivas.
O Esporte Clube Cruzeiro, localizado na cidade, irá realizar sua festa no dia 24 de julho, com abertura às 14h. O momento deve contar com estandes, praça de alimentação, brinquedos infláveis e outras atrações. Durante as festividades, serão feitas apresentações musicais, escolha do casal Fritz e Frida e, ainda, estarão presentes ex-jogadores da dupla Grenal.