Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Tribunal alerta para novo golpe envolvendo liberação de valores judiciais

O Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul divulgou, na semana passada, um alerta para um novo tipo de golpe envolvendo a liberação de valores judiciais. Os criminosos contatam as vítimas e informam que a pessoa tem valores a receber como partes em processos judiciais. O órgão reforça que nenhum servidor realiza […]


O Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul divulgou, na semana passada, um alerta para um novo tipo de golpe envolvendo a liberação de valores judiciais. Os criminosos contatam as vítimas e informam que a pessoa tem valores a receber como partes em processos judiciais. O órgão reforça que nenhum servidor realiza contato via WhatsApp para informar a liberação de valores ou direcionar partes a advogados, seja para qualquer finalidade.

Como funciona o golpe

1° Os golpistas entram em contato com a vítima via WhatsApp se dizendo servidores do TJRS.
2° Apresentam dados reais de um processo da vítima.
3° Orientam a vítima a conversar por WhatsApp com um suposto advogado.
4° O suposto advogado então solicita um pagamento via PIX para liberação de um benefício que a pessoa teria direito.

Mais detalhes 

O golpe ocorre da seguinte forma: os golpistas entram em contato com as partes, via mensagem de aplicativo WhatsApp se identificando como servidores do TJRS, apresentam dados reais de processo da parte, CPF e o nome do Advogado da causa. Após, os golpistas solicitam que a parte entre em contato com o Advogado através de um telefone/WhatsApp específico, pelo qual será solicitado pagamento de valores, via PIX, sobre pretexto de tratar-se de uma guia de DARF para liberação do benefício.

Atenção

O alerta serve também para as partes que figuram em processos junto ao TJRS (2º grau) e aos escritórios de Advogados que representam seus interesses, para que mantenham comunicação através de contatos preestabelecidos.

Fique informado

A consulta processual no site do TJRS pode ser feito através do link site (clique aqui).

Fonte: TJRS