Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Conheça o projeto Escola do Campo em Canguçu

O projeto Escola do Campo foi criado em Canguçu para resgatar o aprendizado das iniciativas rurais e fomentar a permanência dos jovens na zona rural. Com uma população majoritariamente moradora do interior, a iniciativa busca quebrar o ciclo de cada vez mais cedo o jovem sair do campo para estudar e não retornar. Também existe […]


O projeto Escola do Campo foi criado em Canguçu para resgatar o aprendizado das iniciativas rurais e fomentar a permanência dos jovens na zona rural. Com uma população majoritariamente moradora do interior, a iniciativa busca quebrar o ciclo de cada vez mais cedo o jovem sair do campo para estudar e não retornar. Também existe a realidade dos alunos que abandonam, de forma precoce, os estudos.

Pensando neste contexto nasce a Escola do Campo, uma escola de turno integral que além de trabalhar a grade de currículo nacional, desenvolve projetos de interesse do aluno do campo, possibilitando a oportunidade de desenvolvimento dos projetos nas propriedades junto à família.

Além do ganho pedagógico as famílias relatam a melhora no horário de saída e retorno a suas dos jovens, além de proporcionar aos alunos três refeições balanceadas.

Foto: Prefeitura

Desafios

As escolas que aceitaram esse desafio já colhem frutos significativos, são alunos mais preparados, e pequenos novos empreendimentos familiares começam a surgir no interior do município.

Esta é a primeira vez que a educação de base é repensada de acordo com a realidade de cada aluno.

Hoje esses alunos não veem mais suas propriedades apenas como produtoras, mas como oportunidade de gerar mais renda as famílias. A proposta em si é pensar no aluno, nos temas geradores de interesse que ele tem devido ao meio que está inserido.

O projeto tem sido sucesso devido a sua construção junto com a comunidade escolar, diretores, professores e pais abraçaram a proposta. Sempre dispostos a mudar e aperfeiçoar o modelo. Cada escola tem a liberdade de tratar a Escola do Campo de acordo com a realidade onde está inserida.

Fonte: Prefeitura