Menino de 11 anos fará acendimento da Chama Crioula em homenagem aos Lanceiros Negros
O acendimento da Chama Crioula do RS está previsto para acontecer em Canguçu, no altar do Santuário de Nossa Senhora da Conceição na próxima sexta-feira (12). Conforme cronograma, o fogo que origina a pátria será celebrado com uma peça teatral que conta a história do combatente gaúcho Joaquim Teixeira Nunes. Ele foi um dos líderes […]
O acendimento da Chama Crioula do RS está previsto para acontecer em Canguçu, no altar do Santuário de Nossa Senhora da Conceição na próxima sexta-feira (12). Conforme cronograma, o fogo que origina a pátria será celebrado com uma peça teatral que conta a história do combatente gaúcho Joaquim Teixeira Nunes. Ele foi um dos líderes dos Lanceiros Negros, grupo de negros livres ou de libertos que lutaram na Revolução Farroupilha.
Alusivo ao tema do espetáculo denominado “Liberdade pelas asas do Gavião”, João Pedro Coelho, de 11 anos, deverá realizar o acendimento a centelha, um dos marcos principais da celebração. O estudante que faz parte do CTG Tropeiros da Amizade, localizado no Ares Alegre, 1º distrito de Canguçu, deve prestar uma homenagem aos soldados parte dos Lanceiros Negros.
Durante evento alusivo à geração e distribuição da chama, município prevê receber cerca de 1,5 mil visitantes, de cidades no RS e Santa Catarina. A previsão divulgada pelo MTG, nesta semana, dá conta de 30 cavalgadas vindas dos 497 municípios do estado.
A 73ª edição do evento estadual será finalizada no sábado (13), com apresentações da dupla César Oliveira e Rogério Melo e do Grupo Sem Fronteiras, de Canguçu. Relembre o cronograma completo do evento aqui.