Canguçu, sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Menu

Governo do RS começa pagar recursos do Programa SOS Estiagem

A Política de Crédito Emergencial contra Adversidades Climáticas no Meio Rural (SOS Estiagem), estruturada na Secretaria Estadual de Agricultura, está viabilizando recursos providos pelo Fundo Rotativo de Emergência da Agricultura Familiar. O recurso possibilitado pelo Governo do Estado beneficiará cerca de 69 mil agricultores familiares espalhados pelos 416 municípios afetados pela estiagem no RS. Pagamentos […]


A Política de Crédito Emergencial contra Adversidades Climáticas no Meio Rural (SOS Estiagem), estruturada na Secretaria Estadual de Agricultura, está viabilizando recursos providos pelo Fundo Rotativo de Emergência da Agricultura Familiar. O recurso possibilitado pelo Governo do Estado beneficiará cerca de 69 mil agricultores familiares espalhados pelos 416 municípios afetados pela estiagem no RS.

Pagamentos

Em vista da alternativa imposta pelo governo estadual, as famílias que se enquadram nos requisitos poderão ter acesso ao benefício de 1 mil reais, iniciado na quinta-feira, dia 13 de outubro.

O pagamento está sendo efetuado por grupos. O primeiro grupo beneficiário pertence aos assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e ribeirinhos, com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022. O auxílio de R$ 1 mil será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar.

Como receber 

Para sacar, o destinatário deverá se dirigir até uma agência do Banrisul, portando documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem. Após o depósito dos valores, é contado o prazo máximo de 80 dias para retirar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.

Com relação ao Grupo 2 (agricultores familiares), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo informa que ainda não está disponível o saque do auxílio. No momento quer for disponibilizado, a Secretaria Municipal de Agricultura fará o comunicado nas plataformas de comunicação da Prefeitura.

Mais informações junto à Emater ou Secretaria Municipal de Agricultura.

Fonte: Prefeitura