O que fazer em Canguçu: 10 dicas de passeios na Serra dos Tapes
Passear pelas ruas e interior de Canguçu está com um gostinho diferente desde que o município passou a investir mais em turismo. Com opções na cidade e na zonal rural, os turistas poderão encontrar belas paisagens, atividades ao ar livre e diversas opções gastronômicas da cultura local. Integrante do mapa do turismo brasileiro, Canguçu possui […]
Passear pelas ruas e interior de Canguçu está com um gostinho diferente desde que o município passou a investir mais em turismo. Com opções na cidade e na zonal rural, os turistas poderão encontrar belas paisagens, atividades ao ar livre e diversas opções gastronômicas da cultura local.
Integrante do mapa do turismo brasileiro, Canguçu possui uma série de destinos a serem desbravados. Confira 10 dicas de locais e experiências para visitar em um final de semana.
1. Conhecer a história do município
Canguçu
existe desde 1857 e, de lá pra cá, muitas vivências foram presenciadas por essas terras. Para conhecer um pouco desse passado, é possível realizar uma visita ao Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa. No local, os turistas irão relembrar fatos da emancipação e fundação da cidade.
O Museu Histórico tem seu acervo, origem inicial das doações de Marlene Barbosa Coelho. Hoje possui, além de objetos, jornais e documentos que contam a vida de Canguçu, Rio Grande do Sul e Brasil, de origem de diversos doadores e colaboradores.
2. Passear a cavalo
Para vivenciar uma das maiores experiências da cultura gaúcha é preciso agendar horário na Pousada e Eventos Negrinho do Pastoreio. Totalmente voltado para o tradicionalismo, o local possibilita experiências desde passeios a cavalo até a hospedagem em cabanas rústicas com fogão a lenha.
O local também oferece ampla área verde, visitação no CTG e acervo do Tropeiros da Amizade. Café campeiro, almoço e janta tradicionalista sob agendamento.
3.Visitar o Shopping Popular de Canguçu
Ainda em fase de organização, o local deve ter diversos estabelecimentos semelhantes ao Pop Center de Pelotas, porém, em menor espaço. No ambiente, serão comercializados eletrônicos, acessórios, vestuário. Além disso, o Shopping deve possuir espaços destinados à área de alimentação.
Ao todo, estão disponíveis 20 ambientes e uma cafeteria, localizados na Rua General Osório, n° 756, no centro da cidade.
4. Tomar um delicioso café colonial
Uma das mais marcantes especialidades da cultura pomerana é o café colonial. E como Canguçu possui fortes raízes com a colonização desse povo, nada melhor do que manter a tradição e experimentar o que a culinária oferece de melhor para se passar uma tarde.
Referência no ramo de cafés coloniais, o Espaço Vera garante tudo que há de melhor para na gastronomia local. O local oferece uma casa que por anos foi lar de uma família e hoje oferece a especialidade todos os domingos. Além de realizar recepções de eventos, possuir espaço para fotografias de datas importantes e experiências com a natureza.
5. Descansar no meio rural e refrescar-se
A boa pedida do verão sempre vai ser água! E nada melhor do que um parque aquático como o Campesque para fazer esse passeio. Com uma infraestrutura diversa e priorizando o lazer, o local oferece piscinas, lindo cenário com lagos, ampla área verde e muitas aves.
O parque oferece três áreas de camping que incluem tobogãs, brinquedos molhados. O lugar serve como um perfeito refúgio tranquilo para o descanso, contemplação, ideal para quem quer curtir momentos de paz. O funcionamento acontece durante o ano todo com recebimento de campistas e hospedes também nas cabanas.
6. Acampar com a família
O que não falta em Canguçu são opções de campings para passar o dia ou acampar. O Camping Recanto do Lazer fica localizado há 15 Km da cidade e proporciona acampamentos em meio à natureza. A proposta do lugar é oferecer sossego em um ambiente familiar. É a natureza bem pertinho da cidade!
O local proporciona vasta área de muita sombra, cachoeiras e água natural para banho, além de 1.200 m de trilha ecológica, churrasqueiras, banheiros com acessibilidade para portadores de condições especiais. Além de ter uma estrutura completa de pias para louça, iluminação, tomadas, campo futebol e vôlei.
7. Fotografar tudo que vê pela frente
Para tirar fotos, não vão faltar opções. Especialmente se o seu destino escolhido for o Tchê Parque. Um parque aquático com ampla infraestrutura para todas as idades, inclusive com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Conhecido como cartão postal do município, o local possui piscinas infantis, juvenil e adulta, com toboáguas e rampas molhadas, piscinas cobertas com aquecimento, área molhada com chuveirinhos de pressão, baldes malucos e diversos brinquedos aquáticos. Além de ter atrações como: pedalinhos e caiaques, jogos de mesa, ponte do rio que cai, mini fazendinha, quadras de esportes, Lojinha Tchê com artigos diversos, Arvorismo, tirolesa com caída na água e trilha ecológica.
8. Desfrutar de um delicioso Balaio Campeiro
Além de ser premiada como um dos 100 destinos turísticos sustentáveis do mundo, a Fazenda Martimar oferece diversas atrações aos visitantes. Entre elas, o saboroso Balaio Campeiro, no qual é possível desfrutar de uma cesta rica em produtos coloniais de origem da fazenda e de propriedades vizinhas.
No local ainda é possível conhecer um pedaço do bioma pampa com matas ciliares, capões de mato, pedras, arroios, sangas e córregos numa área de campo nativo com ampla biodiversidade em fauna e flora. Através da pecuária orgânica e da agroecologia, o trabalho desenvolvido na fazenda não é agressivo aos animais (bovinos e ovinos) tanto no aspecto alimentar quanto físico.
9. Visualizar belíssimas paisagens
Passear em um lugar bonito é uma das maravilhas do interior. Localizado há 16km da zona urbana, o Camping Beira Rio é uma oportunidade para o descanso. Equipada com infraestrutura para receber campistas com área sombreada, churrasqueiras, copa, campo de futebol e arroio, a propriedade também é conhecida, na região, pelos torneios locais de futebol.
10. Conhecer a produção de sucos coloniais
Fruto de um sonho, a Propriedade Vida na Terra oferece uma infinidade de contemplações naturais. Entre elas, a demonstração da produção de sucos coloniais. Através de um passeio de trator, é possível conhecer a história de criação do local, visualizar belíssimas paisagens e saborear tudo que há de melhor no ramo de bebidas coloniais.
No local, toda fruta se transforma em um saboroso suco 100% orgânico, ou, em uma deliciosa geleia orgânica artesanal. Os alimentos são limpos, saudáveis e livres de agrotóxico. Tudo produzido e embalado pela própria família.