Canguçu dá início a vacinação de bebês contra a covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda (28), que está dando início na vacinação de bebês entre seis meses e menores de dois anos com comorbidades em Canguçu. A vacinação, que utiliza o imunizante Pfizer Baby, está sendo realizada por agendamento, pelo telefone (53) 3252-9555. Onde vacinar As doses estão disponíveis na Unidade Materno […]
A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda (28), que está dando início na vacinação de bebês entre seis meses e menores de dois anos com comorbidades em Canguçu. A vacinação, que utiliza o imunizante Pfizer Baby, está sendo realizada por agendamento, pelo telefone (53) 3252-9555.
Onde vacinar
As doses estão disponíveis na Unidade Materno Infantil, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, pais e responsáveis devem levar documentos pessoais do adulto, um documento de identificação da criança, cartão do SUS e laudo que comprove a comorbidade.
Doses recomendadas
O esquema vacinal previsto para este grupo é composto por três doses. A segunda deverá ser administrada após o intervalo de quarto semanas (28 dias) da primeira. Já a terceira dose pode ser aplicada a partir de oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
Entre as comorbidades ou condições de saúde listadas pelo Ministério da Saúde para essa fase de vacinação estão: Obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.
Quando não vacinar
A secretaria orienta que as crianças que apresentarem sintomas gripais não devem ser vacinadas, devendo aguardar um período de 30 dias do início dos sintomas para a imunização. Aquelas que tiverem testado positivo para covid-19 também devem aguardar 30 dias dos primeiros sintomas para receber a vacina.
A vacina contra a covid-19 pode ser aplicada concomitantemente com as demais previstas no Calendário Nacional de Vacinação, sem a necessidade de intervalo entre as aplicações.
Fonte: Prefeitura