Canguçu, sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Menu

9° Recital de Natal é promovido para enaltecer talentos musicais em Canguçu

O 9° Recital de Natal é um evento beneficente que é anualmente promovido pelo Espaço Cultural Acordes. A edição de 2022 contou com diversas apresentações musicais com o objetivo de evidenciar os talentos de Canguçu. O evento aconteceu no domingo (18), na sede do CTG Sinuelo. O público composto por canguçuenses e visitantes precisou doar […]


O 9° Recital de Natal é um evento beneficente que é anualmente promovido pelo Espaço Cultural Acordes. A edição de 2022 contou com diversas apresentações musicais com o objetivo de evidenciar os talentos de Canguçu. O evento aconteceu no domingo (18), na sede do CTG Sinuelo.

O público composto por canguçuenses e visitantes precisou doar produtos de higiene para acesso ao recital. Todo material arrecadado será repassado à Casa da Criança e do Adolescente de Canguçu. As instituições recebem as doações repassadas e utilizam para manutenção das casas que acolhem meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, em condições de risco social e pessoal.

O Espaço Cultural Acordes atua na formação de crianças, adolescentes e adultos que desejem cantar, tocar ou praticar atividades culturais. É uma escola de música que também trabalha o acompanhamento pedagógico dos alunos. O local pensando pela professora Cristiane Ribeiro é quem organiza os recitais anualmente. Para ela, não existe recompensa maior para seu trabalho do que ver os estudantes concretizando seus passos na música.

“Só vejo o evento crescendo, não somente em número de alunos, mas no amor pela educação e pela arte. Eles entendem a importância do amor ao próximo e me arrepia o retorno do recital porque é colher o que plantamos o ano todo, avaliar o trabalho e entender a relevância do que estamos fazendo”, define a autora do projeto.

A iniciativa de criar o recital foi criada em 2014, com uma estrutura muito menor. Ano a ano a ideia foi ganhando mais e mais força e passou a ser um evento sólido que promove a inserção de pequenos artistas. O Natal é o momento ideal para trazer esses talentos a tona. “Ver aquela criança que não falava e agora ali, cantando, ou a criança que suava de nervoso ao pegar o violão. Ver isso tudo passando adiante é colher o que plantamos diariamente”, lembra a educadora.


Uma marca registrada do recital já é a presença da inclusão social. Isso porque anualmente o evento conta com participação de artistas pequenos, como uma aluna que se apresentou aos dois anos de idade, uma menina cega, alunos autistas e etc. É um espaço coletivo de muitas vozes.

“O recital é o momento em que os alunos podem mostrar o trabalho feito durante o ano inteiro e ver a sua evolução. Nele é possível apreciar a evoluiu de cada um que sobe ao palco e ver seu aprendizado dentro da escola” conta a fotógrafa do evento, Vivian Domingues Mattos.

Foto: Vivian Domingues Mattos