Confira 7 dicas para economizar água
Nesta terça (3) e nos próximos dias, a previsão é de sol para todo o Rio Grande do Sul, recentemente subiu para 27 número de municípios com decreto de emergência por causa da estiagem no estado. Os dados indicam a possibilidade de retorno da chuva de forma mais ampla somente entre os dias 10 […]
Nesta terça (3) e nos próximos dias, a previsão é de sol para todo o Rio Grande do Sul, recentemente subiu para 27 número de municípios com decreto de emergência por causa da estiagem no estado. Os dados indicam a possibilidade de retorno da chuva de forma mais ampla somente entre os dias 10 e 11, daqui uma semana, e mesmo assim os modelos por ora não sinalizam volumes altos. Sob este cenário, a perspectiva é de agravamento e o cenário pode se tornar crítico em algumas cidades. Além de perdas na produção agrícola, a situação dos rios e da captação de água para consumo humano é cada vez mais delicada. Por isso separamos algumas dicas simples do dia a dia que podem fazer a diferença para economizar água.
Reaproveite a água da máquina de lavar
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas.
Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
Feche a torneira
As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício.
Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.
Ao escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira fechada pode representar uma economia de mais ou menos 12 litros de água.
Verifique e corrija quaisquer vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.
Cronometre o banho
Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo.
Quando for lavar o carro, não utilize mangueira
Troque o utensílio pelo balde. Outra forma de economia é a ecolavagem: é possível deixar o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Para viabilizar, você precisa de um shampoo especial para lavagem, dois panos de microfibra e um borrifador com 400 ml de água.
Na limpeza de quintal e calçada use a vassoura
Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
Monitore a caixa d’água
Não deixe, a caixa d’água transbordar. Lembre-se de deixá-la tampada. Caso contrário, uma quantidade significativa de água vai evaporar, fazendo com que o consumo aumente de forma significativa.
São pequenas atitudes que fazem uma grande diferença para o meio ambiente.