Indo à praia? Confira os locais próprios e impróprios para banho
Os veranistas que desejam ir à praia sem correr o risco de se deparar com placas que indicam a água imprópria para banho podem fazer uma simples consulta. Isso porque o projeto Balneabilidade na temporada 2022/2023 permite às pessoas conferirem a situação de 90 locais de 43 municípios gaúchos – Pelotas, Rio Grande e São […]
Os veranistas que desejam ir à praia sem correr o risco de se deparar com placas que indicam a água imprópria para banho podem fazer uma simples consulta. Isso porque o projeto Balneabilidade na temporada 2022/2023 permite às pessoas conferirem a situação de 90 locais de 43 municípios gaúchos – Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul estão entre eles (clique aqui para conferir).
No relatório divulgado na sexta-feira (6), dois lugares constaram impróprios para banho:
- São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
- Tapes – Balneário Rebelo – Laguna dos Patos
O Balneabilidade faz parte do projeto RS Verão Total do governo do Estado. As análises das águas serão divulgadas sempre às sextas, no site e nas mídias sociais da Fepam, até 24 de fevereiro de 2023.
Além das coletas e análises realizadas pelo laboratório da Fepam em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza as análises e coletas nos balneários da praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários abrangidos pelo programa.
Recomendações aos veranistas
A recomendação da Fepam aos banhistas é que se entre na água apenas em locais com condições próprias para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
Além disso, evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação.
Evite entrar na água em períodos de cheia dos rios, quando o leito está fora do seu curso normal, em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgotos domésticos.
Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.
* Com informações da Fepam