Ministro da Agricultura condenou invasões de terra em discurso na Expodireto
Em sua primeira visita ao RS, Carlos Fávaro reuniu-se com empresários do agronegócio.
Pela primeira vez visitando o Rio Grande do Sul, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, discursou na abertura da Expodireto em Não-Me-Toque. O ministro afirmou que o novo governo não irá compactuar com as invasões de terra. A declaração acontece dias depois do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ter ocupado uma fazenda na Bahia e o governo federal ter proposto mediação, o que desagradou líderes do agronegócio.
O governador Eduardo Leite reafirmou, durante a cerimônia, que usaria forças policiais se houver invasões de terra no Rio Grande do Sul.
Pouco falou-se, concretamente, da estiagem que afeta mais de 300 estados gaúchos. A falta de anúncios concretos, porém, frustrou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva. Ele vem pressionando o governo federal para executar as medidas que a comitiva de ministros veio anunciar há quase duas semanas em Hulha Negra, no interior gaúcho. Segundo Joel, pouco dos R$ 430 milhões saiu do papel. O dirigente está preocupado com as dívidas dos agricultores após três estiagens em quatro anos. Também quer trazer milho subsidiado de fora do Estado para alimentar os animais. Já não tem suficiente em anos normais e foi a cultura que mais sofreu com a falta de chuva.
Fonte: GZH