Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Ministério da Saúde se prepara para vacinação contra varíola dos macacos

Calendário inicia, nacionalmente, na próxima segunda-feira (13). Serão 46 mil doses à disposição do Programa Nacional de Imunizações, mas a Secretaria da Saúde do RS ainda não tem data para início da campanha de vacinação.


O Ministério da Saúde anunciou que está preparando-se para iniciar a campanha de vacinação contra a mpox (que antes era chamada de varíola dos macacos). A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que o Rio Grande do Sul irá receber doses do imunizante, mas não tem confirmação de quantidade e nem uma data para início da campanha de vacinação no Estado.
A nota técnica do Ministério da Saúde estabelece que a quantidade de doses a serem distribuídas aos Estados vai variar conforme o público-alvo, que serão pessoas que vivem com HIV/Aids, profissionais que trabalham diretamente com o vírus em laboratórios, pacientes com suspeita ou confirmação de varíola dos macacos e os que forem classificados como esposição de risco alto ou médio para a doença (no caso, os contatos com pacientes confirmados).
Nacionalmente, a campanha começa na próxima segunda-feira (13). A primeira remessa de imunizantes, de 9,8 mil unidades, foi recebida pelo Brasil ainda em outubro.