66 mil benefícios do Bolsa Família serão cancelados em março no RS
O número corresponde a 10% dos beneficiários gaúchos e os cortes são por pagamentos incorretos. Ao mesmo tempo, cerca de 30 mil famílias que estavam na espera de uma vaga para receber o Bolsa Família serão contempladas.
No Rio Grande do Sul, cerca de 10% das famílias que receberam o Bolsa Família em fevereiro, deverão perder o direito aos pagamentos. A causa é a revisão nos critérios da iniciativa e atualizações de cadastro a partir deste mês.
Dados do governo federal apontam que 66.205 beneficiados terão o auxílio cortado por não se enquadrarem nas regras. Ao mesmo tempo, outras 30.447 famílias gaúchas que estavam à espera de vaga vão passar a receber os valores.
O Secretário de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel avalia como positivas as alterações promovidas pelo governo federal no Bolsa Família, que voltou a adotar critérios ignorados na gestão anterior do Planalto, como exigência de frequência escolar de crianças e adolescentes e acompanhamento de saúde, e a revisão no cadastro para eliminar quem se encontrava em situação irregular.
Conforme o secretário, um dos pontos a serem corrigidos nesta primeira etapa de ajustes é o pagamento do benefício para quem diz viver sozinho.