Canguçu receberá R$ 54 mil da União para aluguel de caminhão pipa
Determinação consta no Diário Oficial da União de sexta-feira (10). Secretaria da Agricultura de Canguçu afirma que nenhum recurso do governo estadual para a estiagem deste ano foi repassado. O recurso que está sendo utilizado é referente à estiagem anterior.
Canguçu
é um dos mais de 370 municípios gaúchos afetados pela estiagem e também um dos 200 que obtiveram reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal. De acordo com a Secretaria da Agricultura de Canguçu, o município recebeu na semana passada o repasse do governo federal de um valor para o aluguel mensal de um caminhão pipa para abastecimento. Quando ao governo estadual, o repasse ainda é referente à estiagem passada.
O diretor da Secretaria da Agricultura de Canguçu, Michel Aldrighi, afirma que desde dezembro dois caminhões pipa estão fazendo o abastecimento de cerca de 360 famílias da zona rural semanalmente. De acordo com ele, o município não vivencia mais o pico da estiagem, mas a demanda da população por abastecimento segue crescente.
Michel afirma que nenhum recurso estadual chegou à Canguçu para esta estiagem, mas que os recursos que estão sendo usados agora foram encaminhados para o enfrentamento da estiagem anterior. Os recursos liberados são para a construção de reservatórios e açudes, a partir de um projeto encaminhado no ano passado pelo executivo canguçuense.
Quanto ao governo federal, o diretor da Secretaria de Agricultura afirma que consta no Diário Oficial da União de sexta-feira (10) um repasse de R$ 54 mil para Canguçu para pagamento de um aluguel por 30 dias de um caminhão pipa. De acordo com Michel Aldrighi, a solicitação de Canguçu havia sido maior do que o liberado.
A Secretaria Municipal de Agricultura dispõe, continuamente, de maquinário para abertura de bebedouros para animais. Ainda assim, não consegue atender toda a demanda da cidade. Para suprir esta necessidade, a Secretaria informou que irá terceirizar o serviço no fim do mês de março.