Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Governo aumenta para 12% a mistura de biocombustível no diesel

A elevação da composição será gradual até 2026. O anúncio já era esperado por produtores gaúchos. Confira o impacto na bomba de combustível:


O Conselho Nacional de Política Energética decidiu, em reunião extraordinária nesta sexta-feira (17), atender ao pleito dos produtores e elevar gradualmente o percentual de mistura obrigatória de biodiesel no diesel. A partir de abril, esse índice, que hoje é de 10%, sobe para 12%. O impacto da medida, que ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU), será de R$0,02 por litro do combustível fóssil na bomba.

Como forma de segurar o preço do combustível, a mistura, que já foi de 13%, foi reduzida em 2021 para 10% — abaixo do percentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que previa índice de 15% a partir de março deste ano.

O aumento gradual na porcentagem da mistura de biodiesel e diesel está previsto até 2026, aumentando 1% ao ano até chegar aos 15%.

Em meio a temores de elevação do preço do óleo de soja — principal matéria-prima do biodiesel — em razão da guerra da Ucrânia, o tema já era esperado pelos produtores do Rio Grande do Sul, que é o maior produtor do insumo no país.