Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Governo Federal afirma que irá ampliar recursos para agricultores gaúchos

Reunião convocada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve alinhar novo repasse aos atingidos pela estiagem no RS. Confira as demandas do setor:


O ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião para discutir sobre o aporte de novos recursos aos agricultores familiares gaúchos atingidos pela estiagem. A agenda foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na sexta-feira, durante a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. “Agora estamos nos debruçando sobre uma segunda fase, que dialoga com o que a Fetag tem pedido”, afirmou Teixeira.

A expectativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), é que a nova remessa seja anunciada até o próximo dia 30, data em que a federação programa um protesto em Porto Alegre.

As demandas principais do setor são o fornecimento de milho de balcão ao Estado, com subsídio de 30% para os produtores, a prorrogação de dívidas e desconto de 35% nos financiamentos agrícolas de custeio e investimento para quem não têm Proagro e não têm seguro.