Canguçu, quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Menu

Governo inaugura Teatro Oficina Olga Reverbel no Multipalco do Theatro São Pedro

Cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.


No dia mundial do teatro, 27 de março, a cultura gaúcha ganhou um presente. Na noite de ontem, o Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher, espaço localizado na área do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foi inaugurado oficialmente. A cerimônia, que ocorreu na noite desta segunda-feira, contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

“Nós acreditamos na cultura e na importância dela para toda a sociedade. Este é um de tantos outros projetos que temos realizado para fomentar ainda mais a arte em nosso Estado”, disse o governador.

O espaço foi pensado para receber espetáculos experimentais e tem capacidade para até 120 espectadores e sua planta comporta três diferentes tipos de composições das arquibancadas. Desta forma, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística.

A secretária Beatriz Araujo, em seu discurso, comemorou a inauguração e projetou que o complexo se torne um espaço inclusivo, de fruição e também de ensino. Ela também lembrou que estão em andamento seis obras de recuperação de museus, sem manutenção há muitos anos.

“De fato, temos feito um esforço muito grande para conseguir devolver à sociedade esses equipamentos culturais com dignidade. Que os servidores que lá trabalham também tenham dignidade para poder servir ao cidadão. Esse é o nosso foco: é a inclusão. É oferecer à sociedade gaúcha o que de melhor nós temos na produção artística do Rio Grande do Sul. Que nós possamos possibilitar aos jovens o ensino e fazer com que o Rio Grande do Sul seja, de fato, um Estado acolhedor”, disse Beatriz.

Durante a cerimônia, houve a revelação do nome oficial do teatro, que foi definido após votação pública realizada na internet: Olga Reverbel, autora e professora de teatro que marcou gerações.

Durante a cerimônia, houve a revelação do nome oficial do teatro, que foi definido após votação pública realizada na internet: Olga Reverbel
O nome oficial do teatro foi definido após votação pública realizada na internet – Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A finalização das obras do Teatro Oficina só foi possível após a liberação de recursos do Estado, a partir do projeto Avançar na Cultura. Ao todo, o governo investiu R$ 7,5 milhões na obra.

Nesta segunda etapa, está em execução um investimento de R$ 15 milhões, sendo a maior parcela para a finalização do Teatro Italiano. Na sequência, um terceiro aporte de recursos contemplará equipamentos de som para o Multipalco que, junto com o prédio histórico, forma um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando mais de 25 mil metros quadrados.

Por: ASCOM | SEDAC