Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Conselho aprova taxa de juro de 1,97% para empréstimos consignados do INSS

Havia um impasse envolvendo o assunto e a nova taxa é um “meio-termo”. Veja o que altera nos empréstimos:


A taxa de juro de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) na terça-feira (28). Havia impasse envolvendo o assunto, já que o Ministério da Previdência defendia taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos queriam que fosse de 1,99%.

O presidente Lula interveio e decidiu propor aumento de 1,97% ao mês o limite do juro nos empréstimos consignados em reunião ministerial nesta terça. O patamar está dentro do “meio-termo” negociado há duas semanas por Carlos Lupi (Previdência), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Presidido por Lupi, o CNPS, responsável pela definição da taxa, reuniu-se nesta tarde e a posição de Lula foi aprovada. O conselho também aprovou a taxa de 2,89% para o cartão de crédito consignado.

O conselho é responsável por definir o limite do juro que pode ser cobrado nessa linha de crédito, mas a taxa fica a cargo de cada instituição financeira. O governo, então, abriu uma mesa de negociações para definir nova taxa de juro que reduza o custo dos empréstimos para os aposentados e mantenha a lucratividade dos bancos.

Com a decisão, os bancos voltaram a ofertar o empréstimo consignado do INSS, que havia sido interrompido por cerca de 10 bancos brasileiros, na semana passada, como forma de descontentamento com a taxa de juro que havia sido proposta pelo governo federal.