Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Fugini admite uso de matéria-prima vencida

Empresa anunciou o recolhimento de lotes de maionese


Em comunicado publicado na tarde desta quinta-feira (30) a empresa Fugini admitiu que usou ingredientes vencidos na produção de maionese e, por esse motivo, está fazendo o recall (recolhimento) dos itens impróprios para consumo. Na quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia anunciado a suspensão da fabricação, distribuição, venda e uso dos produtos da marca.

O recall vale apenas para os produtos do tipo maionese que têm prazo de validade até dezembro de 2023 e que seja do lote que se inicia com o número 354, e qualquer lote de maionese que tenha o vencimento previsto para janeiro, fevereiro ou março de 2024.

Por meio de nota, a empresa afirma que, “por um erro operacional”, os itens que devem ser recolhidos foram fabricados com urucum fora da data de validade. O ingrediente é usado para dar cor ao produto e, segundo a Fugini, a quantidade usada “representa 0,003% da formulação” da maionese.

Lotes que vão fazer parte do recall

– Lotes com vencimento em dez/2023 e iniciados com a numeração 354

– Todos lotes com vencimento para janeiro, fevereiro, março de 2024

A marca informou que a toda a linha de produtos da Fugini, que também produz molhos de tomates, mostardas, ketchups e alimentos em conserva, “segue sendo comercializadas normalmente nos pontos de varejo.”