Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Saiba como será a inclusão de intérpretes de Libras na Câmara Municipal

Lei foi sancionada nesta semana e está em fase de implementação em Canguçu. Confira como será na prática:


Na última terça-feira (28) foi sancionada em Canguçu a lei que torna obrigatória a inclusão de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as sessões da Câmara de Vereadores e nos eventos do município.

A Câmara Municipal ainda está analisando como será a contratação dos intérpretes, se será por meio de processo licitatório ou por convênio com alguma associação.

Por lei, cada intérprete tem um regime de trabalho de 20min com outros 20min de pausa. Desta forma, serão necessários dois intérpretes de Libras para as sessões da Câmara de Canguçu. Quanto aos eventos da Prefeitura, em todos eles terá a presença de um intérprete, mas será definido posteriormente pelo executivo.

A lei está em fase de implementação e os canguçuenses poderão acompanhar a mudança nas transmissões pelo youtube da Tv Câmara Canguçu, pelo facebook e também diretamente na Tv disponível no plenário.

De acordo com o presidente da Câmara de Canguçu, vereador Luciano Bertinetti, a lei tem o objetivo de estimular a inclusão social. Segundo ele, no dia da aprovação da lei no plenário havia 10 pessoas com deficiência auditiva presentes. “Nós não temos a percepção, mas quando vamos falar de inclusão e as pessoas vem participar, vemos a diferença que irá fazer na vida das pessoas ter um intérprete nas sessões”, afirmou.

A lei que definiu a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial do país completou 20 anos em 2022.