Como será a sua páscoa? Ovos tiveram aumento de 22% nos preços
A estimativa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) é de repetir as vendas do ano passado no período. Confira o porquê do aumento:
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) espera vender 5 milhões de caixas de bombons e 1 milhão de ovos nesta Páscoa. A quantidade é a mesma registrada em 2022.
A entidade está otimista, mas entendo o momento atual da economia brasileira. É mencionado, também, um comportamento diferente e consciente da geração atual, que procura negociar com os pais sobre os gastos.
O maior movimento de compras é esperado pela Agas para este final de semana, com expectativa de atingir 40% das vendas até este domingo (2), sendo o dia de maior movimento nos supermercados.
O chocolate veio mais amargo neste ano, no que se refere aos preços. Conforme Antônio Cesa Longo, presidente da Agas, isso se deve ao aumento de tributação no Estado. Ele afirma que os valores dos ovos subiram, em média 22%. Se não houvesse o reflexo do tributo, a estimativa dele era de uma elevação de 5%.
Para o presidente, foi um conjunto de fatores que provocou esse crescimento. O custo do frete, afetado pelo aumento do diesel, o valor das embalagens, o diferimento de 5% no ICMS e a saída da substituição tributária.
O impacto dos valores também é sentido no cenário nacional: quase um quinto (18,2%) dos brasileiros optou por não comprar ovos na Páscoa. Desse total, 81% afirmaram que o motivo é o alto preço dos produtos.
A dica para quem não faz questão de uma marca ou tipo específico, é buscar o comércio a partir da Quinta-feira Santa para tentar a sorte com as ofertas para compras de última hora.