Secretaria Estadual da Saúde faz alerta sobre dengue
Saiba a importância de buscar atendimento nos primeiros sintomas de dengue e quais são eles:
A Secretaria da Saúde (SES) alerta a população para que, diante dos primeiros sintomas de dengue, busque o atendimento médico nas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, pode ser realizado o diagnóstico e a eliminação dos riscos de agravamento da doença, que pode levar a óbito. Nesta semana, o Estado já registrou 11 mortes por dengue.
No atendimento médico, a pessoa é avaliada sobre os fatores de risco, se possui comorbidades e qual o quadro da doença, feito a partir de diagnóstico clínico e de exames laboratoriais. O diagnóstico de casos suspeitos deve levar em consideração questões epidemiológicas – como, por exemplo, se o local de moradia ou trabalho do paciente é infestado pelo mosquito Aedes aegypti e se existem outras pessoas com dengue na região.
Não existe tratamento específico para dengue. O manejo das pessoas doentes é realizado para reduzir as dores e a febre e auxiliar na reposição de líquidos (a fim de evitar a desidratação).
Quais são os sintomas da dengue?
Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias; dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações; mal-estar geral; náusea; vômito; diarreia; e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira. “A atenção aos sintomas é fundamental. Algumas pessoas negligenciam os sinais e, ao procurar atendimento, já estão com quadros mais graves da doença. Nesse momento, manter uma boa hidratação, por exemplo, é importantíssimo”, afirma o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro.