Biblioteca Pública do Estado promove atividades em comemoração aos 152 anos
A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está completando 152 anos e, para celebrar, a BPE organizou uma programação especial que envolve literatura, música e patrimônio. No dia 25 de abril, às 18h, haverá a mesa-redonda “Restauro e Patrimônio na BPE”. Os palestrantes da […]
A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está completando 152 anos e, para celebrar, a BPE organizou uma programação especial que envolve literatura, música e patrimônio. No dia 25 de abril, às 18h, haverá a mesa-redonda “Restauro e Patrimônio na BPE”.
Os palestrantes da mesa-redonda serão Eduardo Hahn (diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac), Anice Jaroczinski (conservadora e restauradora de bens culturais), Lucas Volpatto (coordenador da Studio1 Arquitetura), Adriane de Souza Machado (restauradora de bens culturais móveis e imóveis) e Mateus Gomes (gestor da equipe de restauro do Palácio Piratini). A mediação será de Camila Diesel (jornalista e coordenadora de Comunicação da Sedac). O evento é gratuito e voltado para os estudantes e profissionais que se interessam pelas áreas de restauro e patrimônio.
Dia 28 de abril, às 10h, começa a visitação da exposição “Obras Raras do Acervo da BPE”, que tem curadoria de Cláudia Antunes e Fábio Lázzari. A mostra permanecerá em cartaz até 28 de maio, na Sala Borges, da BPE. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. A ideia é exibir parte do acervo de livros raros da Biblioteca, que remontam ao século 16, provenientes de diversas partes do mundo. A entrada é franca.
No dia 28, às 18h, a Orquestra Villa-Lobos estará presente no Salão Mourisco da BPE. O evento terá 15 jovens músicos, regidos por Cecília Rheingantz Silveira. O repertório é composto por Heitor Villa-Lobos, Beatles, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Martinho da Vila, entre outros.
Sobre a BPE
A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro durante o reinado de D. Pedro II. Sua fundação remonta a 14 de abril de 1871, com a Lei Provincial nº 724, quando passou a funcionar no mesmo prédio do Atheneu Rio-Grandense. De lá pra cá, além da importância histórica e da riqueza do seu patrimônio arquitetônico e mobiliário, a BPE construiu uma coleção de obras que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense, sendo a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos 19 e 20, além de imensurável representatividade junto à memória nacional pela exclusividade de títulos desde o século 16, dentre outros.
Programação
Aniversário de 152 Anos da Fundação da Biblioteca Pública do Estado
25/04 – 18h – Mesa-redonda “Restauro e Patrimônio na BPE”, com Eduardo Hahn (diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac), Anice Jaroczinski (conservadora e restauradora de bens culturais), Lucas Volpatto (coordenador da Studio1 Arquitetura), Adriane de Souza Machado (restauradora de bens culturais móveis e imóveis) e Mateus Gomes (gestor da equipe de restauro do Palácio Piratini). Mediação: Camila Diesel (jornalista e coordenadora de Comunicação da Sedac). Local: Salão Mourisco da BPE. Entrada Franca.
28/04 a 28/05 – das 10h às 18h – Exposição de Obras Raras do Acervo da BPE – Local: Sala Borges de Medeiros. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h. A entrada é franca.
28/04 – 19h – Apresentação da Orquestra Villa-Lobos. Regência de Cecília Rheingantz Silveira. Local: Salão Mourisco da BPE. Entrada gratuita
Participantes dos eventos
Orquestra Villa-Lobos
Cecília Rheingantz Silveira é natural de Porto Alegre, bacharel em Comunicação Social e licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 1992 iniciou atividade de flauta doce na EMEF Heitor Villa-Lobos, que veio a se constituir na Orquestra Villa-Lobos, programa de educação musical a qual coordena e responde pela regência há 31 anos. Além de professora e regente, Cecília também é produtora e diretora artística de mais de 1.300 concertos da Orquestra Villa-Lobos, dos CDs O Trenzinho do Caipira (2002), Olhos Coloridos (2008), do livro Orquestra Villa-Lobos, Música que transforma (2012) e dos DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2021). Por sua atuação frente à Orquestra Villa-Lobos recebeu dezenas de prêmios, entre eles, a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa do RS em 2010, o Troféu Guri, pelo Grupo RBS, em 2017 e o Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro pela Sedac.
Mesa-Redonda
Adriane de Souza Machado é restauradora de bens culturais móveis e imóveis da empresa R.A. Arte Antiguidade. Trabalha há quase 30 anos para diversos particulares, igrejas e órgãos públicos. É especialista em referência em memorial descritivo e móveis e bens tombados e ou afetivos.
Eduardo Hahn formou-se no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas/RS, no ano de 1998; ocupou o cargo de Coordenador do Setor Técnico da Superintendência do Iphan no RS entre os anos de 2000 e 2008; frequentou o curso técnico em restauração de cerâmica e produtos pétreos na Scuola Professionale Edile di Firenze/Itália, entre os anos de 2009 e 2011; ocupou o cargo de Diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS – Iphae entre 2011 e 2013; ocupou o cargo de Superintendente do Iphan no RS de agosto de 2013 até agosto de 2016; ocupou o cargo de coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre entre agosto de 2017 e fevereiro de 2019; ocupa, atualmente, o cargo de diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura.
Lucas Volpatto é arquiteto, mestre em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural Edificado. Atuou como docente por sete anos na graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, participando de diversos grupos de pesquisa. Atualmente atua na causa da preservação do patrimônio cultural edificado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. É presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre e membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre. À frente do Studio1 Arquitetura, atua como consultor da fundação Iberê, tendo elaborado o manual de manutenção e conservação do edifício sede. Atua em diversos projetos de restauração, inclusive execuções, onde se destacam – além da Biblioteca Pública Estadual – a basílica Nossa Senhora das Dores, a capela nosso Senhor dos Passos, entre outros.
Mateus Gomes é bacharel em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas, cursa pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Como servidor do Governo do RS criou o projeto “Palácio Piratini 100 anos”, uma ação multidisciplinar que organizou, reuniu e fundou atividades em torno da conservação e da preservação da edificação sede do Executivo gaúcho e também da sua memória política e cultural.
Serviço
O quê: Programação de aniversário da Biblioteca
Quando: A partir de 25/04
Onde: BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)
Fonte: Ascom Sedac
Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac