Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Antecipação do 13º para aposentados do INSS ainda não está garantido

Uma das justificativas para a análise ainda em curso é o impacto do aumento do salário mínimo, previsto para maio, que poderá impactar também nos benefícios da Previdência Social


O Ministério da Previdência ainda estuda se irá manter, por mais um ano, a antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS em 2023. O benefício é pago desde 2020, quando começou a ser usado pelo governo federal para reduzir o impacto da pandemia na economia brasileira.

A antecipação foi ainda maior no ano passado. A primeira parcela começou a ser paga em abril e a segunda em maio. Esse pagamento não aumenta a despesa do governo federal, porque é um pagamento que já acontece anualmente. Porém, o que impede a confirmação é que o governo precisa ter o dinheiro no momento em que a antecipação for feita.

Uma das justificativas para a análise ainda em curso é o impacto do aumento do salário mínimo, previsto para maio, que poderá impactar também nos benefícios da Previdência Social.

O 13º do INSS é um direito de quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.