Preço da carne cai no Rio Grande do Sul
Recuo vem após diversas altas, desde o final de 2019. A redução aparece em pesquisas de inflação do IBGE. Confira:
O consumidor está percebendo nas prateleiras a queda no preço da carne de gado, mesmo que de forma sutil em algumas localidades. A queda já vinha aparecendo no campo há alguns meses.
A redução aparece tanto nas pesquisas de inflação do IBGE e do centro de estudos da UFRGS quanto na cesta básica do Dieese. Percentualmente, são reduções até pequenas. Porém, o item é caro e bastante consumido. Com isso, pesa no orçamento das famílias e, por consequência, no cálculo da inflação.
As quedas de preços chegam, no máximo, pouco mais de 4%, se forem consideradas as médias calculadas pelas pesquisas. A mais intensa, encontrada pela coluna nas tabelas do IBGE, foi na costela, com queda de 4,38% em março. Paleta, chuleta e carne moída também caíram. Em promoções de supermercados, é perceptível um recuo mais intenso do que a média que aparece nos indicadores.
Um dos principais motivos da diminuição no preço da carne é a volta da possibilidade de exportação para a China, depois do fim do embargo ao produto por um caso identificado de vaca louca.
Fonte: GZH