Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Entenda: Especialistas afirmam que ave resgatada em Canguçu não era de contrabando

Após questionamentos de leitores, o Canguçu Online foi atrás das autoridades envolvidas na ação e esclarece o caso do surucuá encontrado na cidade. Confira:


Um pássaro silvestre foi resgatado em Canguçu, no dia 19 de abril. De acordo com as autoridades envolvidas no resgate, o animal, da espécie surucuá-variado, foi encaminhado pelo setor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de  Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, para reabilitação no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS-UFPel) em Capão do Leão.

Após a divulgação da matéria, leitores do Canguçu Online questionaram a equipe a respeito da procedência do animal e se a espécie era, realmente, a informada pelos órgãos responsáveis.

Desta forma, o Canguçu Online foi atrás das autoridades envolvidas neste resgate para saber o que, de fato, aconteceu.

Secretaria do Meio Ambiente explica a origem do animal

De acordo com a bióloga do setor de Meio Ambiente da Secretaria de  Agricultura, Pecuária e Cooperativismo de Canguçu, Joziani Scaglioni Dias, não se tem dúvidas da espécie do animal -um surucuá-variado- que é uma ave comum da região, habitando matas fragmentos de mata Atlântica onde, na zona sul, pode ser vista a partir da região da Cascata, seguindo pela Serra do Sudeste.

Segundo a bióloga, a ave -que tem por característica ser um animal manso- entrou em um estabelecimento comercial na zona urbana do município e pela insistência do animal em permanecer no local, características própria da ave de não se assustar com a presença humana. Desta forma, a pessoa resolveu comunicar as equipes da Secretaria para que fosse feito o resgate.

Joziani explicou à equipe do Canguçu Online que o encaminhamento para o Núcleo de Reabilitação da UFPel é protocolo nestes casos, visto que se trata de um pássaro silvestre. A reabilitação é para análise de saúde do animal e para que ele seja reinserido na natureza de forma segura.

NURFS-UFPel garante não se tratar de contrabando

Ao entrar em contato com o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da UFPel, foi confirmada a entrega do surucuá pelo setor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo de Canguçu.

O biólogo do NURFS, Marco Antonio Coimbra, afirmou que a espécie é Trogon surrucura (surucuá-variado) e trata-se de um macho adulto. Segundo ele, a espécie é encontrada normalmente na Região Sul do Estado. Desta forma, considera que a ave silvestre não tenha ligação com o tráfico de animais.

O animal está em bom estado de saúde e deve, em breve, ser reintroduzido na natureza.

Relembre o caso: https://www.cangucuonline.com.br/noticias/cangucu/rs/meio-ambiente/passaro-silvestre-e-resgatado-em-cangucu/